ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Artes

Poeta campo-grandense vence prêmio Caio Fernando Abreu de Literatura

Em seu discurso, poeta disse ao público que "Mato Grosso do Sul vive algo muito doloroso"

Thailla Torres | 27/11/2022 10:56
Febraro durante discurso no prêmio. (Foto: Arquivo Pessoal)
Febraro durante discurso no prêmio. (Foto: Arquivo Pessoal)

O poeta campo-grandense Febraro de Oliveira é um dos vencedores do Prêmio Caio Fernando Abreu de Literatura. A premiação é considerada o maior evento cultural dedicado à diversidade da América Latina e um dos maiores do mundo.

Entre os dez vencedores, Febraro foi o único da região Centro-oeste a chegar à final. Em seu discurso, Febraro, ressaltou suas raízes, “queria agradecer muito o prêmio, sou do Pantanal, do Mato Grosso do Sul, sou da parte do Brasil que é Paraguai. O Mato Grosso do Sul vive algo muito doloroso. Eu nasci em uma ocupação, as ocupações estão pegando fogo, os indígenas estão sendo mortos. É uma dor tremenda, estar aqui é um sopro de alívio. Queria agradecer demais. Obrigado demais, obrigado por olharem para essa parte do Brasil que é Paraguai”, discursou.

A premiação dos vencedores será a publicação de suas obras. Febraro escreveu um livro de poemas “Caixa d'água”, que do assassinato de um jovem gay, por afogamento, em uma caixa d'água, onde uma família é condicionada a se desimaginar. Em "Caixa d'água" é possível acompanhar as bordas de um luto e o desamparo da língua.

O livro será trabalhado em 2023 com a editora Reformatório, que tem como proposta o cuidado com suas edições e o compromisso com a liberdade de seus leitores e autores na publicação da literatura brasileira contemporânea.

Fundada em 2013, a editora conta hoje com dois selos literários: Editora Reformatório (ficção: prosa e poesia) e Selo Pasavento (voltado a publicação de não-ficção). Tornando-se uma das editoras mais relevantes para a publicação de literatura contemporânea.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias