ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Quarentena foi "empurrão" para Bianca lançar o zine "Diecinueve"

A fanzine é uma seleção de seis poemas de Bianca Resende ilustradas com as fotos de Sarah Outeiro

Lucas Mamédio | 20/07/2020 06:52
"Diecenueve" é um dos poemas do zine, e que dá nome à publicação (Foto: Sarah Outeiro)
"Diecenueve" é um dos poemas do zine, e que dá nome à publicação (Foto: Sarah Outeiro)

Numa entrevista conhecida do escritor Ariano Suassuna, ele afirma que a expressão artística é, dentre outras coisas, o meio pelo qual o ser humano tenta se imortalizar de alguma forma, dado que isso ainda é biologicamente impossível.

É uma concepção poderosa, já explorada de outras formas, mas que nos mostra como  a necessidade da arte está, muitas vezes, mais em quem produz do que em quem consome. A utilização da arte como linguagem, então, retroalimenta a capacidade de se expressar novamente, e a supressão dessa possibilidade é terreno fértil para o sofrimento do artista.

Nesse tempo escrevendo para o Lado B e entrevistando artistas, percebi que colocar em prática o projeto artístico é umas das melhores fases nesse arco de produção. É quando finalmente o artista expõe algo muito íntimo que se conecta com o íntimo do outro, levando adiante uma dialética bem frutífera para ambas as partes.

Bianca diz que o processo de produção foi bem rápido (Foto: Sarah Outeiro)
Bianca diz que o processo de produção foi bem rápido (Foto: Sarah Outeiro)

Aos 26 anos, Bianca Resende, formada em Letras, professora bilíngue, está quase que colocando pela primeira vez à mostra suas produções artísticas. Ela acaba de lançar junto da fotógrafa Sarah Outeiro a fanzine, ou apenas zine, “Diecinueve”, uma seleção de seis poemas acompanhados de autorretratos de Sarah.

“É tudo muito recente no sentido de abrir pras pessoas. Eu escrevo desde os 10 anos, mas eu comecei de forma mais assídua com 18 ou 19. Um tempo depois eu engravidei, na faculdade ainda, e aí as coisas ficaram bem turbulentas, então foi adiando esses planos de investir nos meus projetos, e ficou essa lacuna né, esse desejo enorme de produzir o que eu amo, de mostrar pras pessoas”, explica Bianca.

O empurrão final, digamos assim, foram os reflexos da quarentena forçada pela pandemia do novo coronavírus. “Até que esse ano, mais precisamente com essa questão da quarentena, eu me vi na necessidade de colocar isso pra fora mais uma vez. Sem contar o fato de que os salários aqui em casa diminuíram significativamente, então nós precisávamos muito de uma alternativa pra ganhar um dinheiro a mais”.

Bianca diz que tinha medo de não ganhar dinheiro com o que gosta de fazer. “E eu vejo que isso é uma dificuldade muito grande em artistas, de acreditar mesmo, de se botar à prova”.

Bianca está usando o zine para divulgar o trabalho e também ganhar dinheiro surante a pandemia (Foto: Arquivo Pessoal)
Bianca está usando o zine para divulgar o trabalho e também ganhar dinheiro surante a pandemia (Foto: Arquivo Pessoal)

Depois da decisão, a produção do zine foi super rápida. “Fiz a seleção de seis poemas, ela fez uma sessão de autorretratos, e aí juntamos isso, ela fez toda a diagramação, e aí nós colocamos primeiro a versão digital e depois a possibilidade do físico”, explica Bianca.

O zine “Diecinueve”, como dissemos, é uma colaboração com a fotógrafa Sarah, que já morou em Campo Grande, mas agora vive em São Paulo. “As fotos são autorretratos da Sarah. Ela tenta retratar ali o que sentiu ao ler meus poemas”.

A artista também conta que o zine foi uma alternativa relativamente barata para divulgar o trabalho das duas. “O zine é uma forma de expressão artística extremamente necessária porque, os artistas não ficam dependendo de apoio, seja financeiro ou midiático, é uma forma rápida e barata de fomentar e se expressar”.

Acompanhado do lançamento do zine, Bianca está aproveitando para colocar vários outros projetos artístico em prática. “É tudo muito recente e começou a sair tudo de uma vez. Estou trabalhando com o zine, também com um livro que sonho em publicá-lo, que é um livro de poema chamado “Dezenove”, e ainda comecei um projeto com uma amiga de Uberlândia de fazer vídeopoemas (veja no final da matéria), que é uma produção audiovisual com os meus poemas, além de um livro infanto-juvenil”.

Sarah tentou passar nas fotos o que sentiu ao ler os poemas de Bianca (Foto: Sarah Outeiro)
Sarah tentou passar nas fotos o que sentiu ao ler os poemas de Bianca (Foto: Sarah Outeiro)

“Dezenove” e “Diecinueve”, percebeu que o número permeia as produções de Bianca? Segundo ela, tem a ver com a relação com o companheiro. ”Dezenove” foi o primeiro que escrevi pro meu companheiro. E “Diecinueve” é por uma questão de identificação com a cultura latino-americana. Inclusive no Zine eu coloco a versão em espanhol”.

“Diecinueve” está sendo vendido tanto de forma digital (acesse o link) quando de forma física, cuja encomenda pode ser feita pelo direct no Instagram de Bianca, o @heybianquela ou pelo WhatsApp (67) 99121-5979. Acompanhe também o trabalho da fotógrafa Sarah Outeiro no @saaout.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Confira abaixo um dos vídeopoemas de Bianca:


Nos siga no Google Notícias