ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Série sobre a cultura de MS tem nova edição com "Vozes das Artes Plásticas"

Anny Malagollini e Luciana Brazil | 09/05/2013 10:59
Capa do livro lançado hoje. (Foto: divulgação)
Capa do livro lançado hoje. (Foto: divulgação)

A série de livros “Vozes”, criada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, tem nova edição que fala das artes plásticas no Estado. A obra foi lançada nesta quinta-feira, no auditório da Governadoria, localizada no Parque dos Poderes. São 2 mil exemplares.

É o 4° livro da série que já homenageou a dança, o teatro e o artesanato. O trabalho é distribuído às bibliotecas públicas, entidades culturais e embaixadas brasileiras no exterior.

O projeto é editado pelo jornalista Fabio Pellegrini, com fotos de Daniel Reino e com design gráfico de Desirée Melo, mas há vários colaboradores, entre especialistas, fotógrafos e jornalistas até de fora do Estado.

Com 300 páginas, o Vozes das Artes Plásticas é como um manual sobre a cultura sul-mato-grossense. São 46 homenageados, desses, oito já morreram.

O artista plástico Pedro Guilherme, de 45 anos entrou para o mundo artístico há 26 anos. Nascido na famosa cidade do Pé de Cedro, Coxim, a beira do rio Taquari Pedro deu inicio a suas criações. “Não tive como fugir das minhas circunstâncias”, diz.

O peixe é o objeto histórico de sua arte, deixando mais explicita a raiz pantaneira do artista. Ele conta que quando percebeu já estava envolvido pelo universo artístico.

O presidente da Fundação de Cultura do Estado, Américo Calheiros, explicou que a ideia do livro é registrar a trajetória dos artistas sul-mato-grossenses de uma forma expressiva. “É importante valorizar os artistas do Mato Grosso do Sul, porque a história deles se mistura com a do Estado”.

Nos siga no Google Notícias