ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Teatro “Petúnia” inicia circulação gratuita por 6 cidades de MS

Grupo Fulano di Tal comemora 22 anos com turnê teatral de graça por Mato Grosso do Sul

Por Thailla Torres | 08/12/2025 07:25
Teatro “Petúnia” inicia circulação gratuita por 6 cidades de MS
Em “Petúnia”, uma criatura narradora vasculha ruínas afetivas enquanto tenta reconstruir a história de uma jovem “nascida no lugar onde ser feia é destino”.

O teatro como forma de lembrar e, ao lembrar, continuar existindo. É esse o ponto de partida de “Petúnia”, novo espetáculo do Grupo Fulano di Tal que passa a circular por seis cidades de Mato Grosso do Sul entre os dias 7 e 14 de dezembro, mostrando a memória como sobrevivência.

A circulação começou ontem (7), em Rochedo, onde o grupo estreou a montagem no Clube Chicão. Hoje, dia 8, a itinerância segue para São Gabriel do Oeste, marcando a segunda parada do roteiro que inclui Miranda, Bodoquena, Guia Lopes da Laguna e encerra em Campo Grande. Todas as apresentações são gratuitas e ocupam espaços públicos.

Criado para celebrar os 20 anos do grupo, e atravessado pelas experiências dos últimos anos, “Petúnia” chega ao público como símbolo dos 22 anos de atuação do Fulano di Tal na cena teatral sul-mato-grossense. A montagem encerra o projeto “Fulano di Tal – Ato 20”, adiado pela pandemia, mas transformado pelo percurso recente da companhia.

O diretor Marcelo Leite explica que “Petúnia” surgiu como desdobramento natural do processo criativo. “O que era para ser uma comemoração de 20 anos virou celebração dos 22. Estrear agora, após o Palco Giratório, consolida um modo de fazer que descobrimos com ‘A Fabulosa História do Guri-Árvore’. Criamos visualidades, figurinos, objetos e maquiagem dentro do ateliê. Isso reposiciona toda a equipe no processo e tem nos agradado muito”.

Essa reinvenção é atravessada por números inéditos para um grupo teatral de MS. Em 2023 e 2024, o Fulano di Tal percorreu 31 cidades em 18 estados, totalizando 34 apresentações pelo Palco Giratório do Sesc, sendo a primeira companhia de teatro do Estado a integrar o circuito nacional.

Para Edner Gustavo, dramaturgo, diretor e produtor do espetáculo, “Petúnia” sintetiza esse momento de virada estética e conceitual. “‘Petúnia’ fala de memória e invenção como sobrevivência, assim como o próprio Fulano di Tal. A peça nasce da destruição que vira poesia, do caco que vira fábula, do que fica quando tudo ao redor se transforma”.

As cidades por onde o grupo passará também se preparam para acolher a experiência. Em Bodoquena, a apresentação ocorre na Feira do Produtor Rural, espaço de circulação intensa da comunidade.

Para o gerente de Cultura do município, Edson Antônio Pereira, a parceria amplia o acesso. “Receber o Fulano di Tal é valioso. A Feira do Produtor é um ponto vivo da cidade, onde a arte encontra o público naturalmente. À noite, recebemos até 700 pessoas. É um local que abraça a cultura”.

Em “Petúnia”, uma criatura narradora vasculha ruínas afetivas enquanto tenta reconstruir a história de uma jovem “nascida no lugar onde ser feia é destino”. Entre lembranças da mãe, comadres horrorosas, um monstro e um amor impossível por uma Criatura Sem Nome, a trama costura mito e memória para falar sobre o que resiste — e sobre o que inventamos para continuar.

A obra reúne as atrizes-criadoras Kelly Figueiredo, Luana Vilela e Nicoli Dichoff, dramaturgia e direção de Edner Gustavo, colaboração dramatúrgica de Nicoli Dichoff, direção assistida por Marcelo Leite, cenário, figurino e maquiagem assinados por Douglas Moreira e Edner Gustavo, iluminação de Breno Lucas e trilha sonora original composta por Ewerton Goulart. A interpretação em Libras é da Sinalize.

A circulação é financiada pelo FIC – Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul, com apoio da FCMS, Setesc e Governo do Estado.

Programação completa 

08/12 (segunda-feira) – São Gabriel do Oeste – 19h
Local: Centro de Eventos Felipe Eduardo Grimm
Rua João Rodrigues Miranda, 844 – Centro

09/12 (terça-feira) – Miranda – 19h
Local: Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá
Av. João Pedro Pedrossian, 809 – Centro

10/12 (quarta-feira) – Bodoquena – 19h
Local: Feira do Produtor Rural
Av. Manoel R. Oliveira, 786

11/12 (quinta-feira) – Guia Lopes da Laguna – 19h
Local: Salão Paroquial
Rua Capitão Pizá Flôres, 248 – Centro

13 e 14/12 (sábado e domingo) – Campo Grande – 19h
Local: Espaço Fulano di Tal
Rua Rui Barbosa, 3099 – Centro