ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Terenos recebe mostra em comemoração aos 50 anos de carreira de David Cardoso

Elverson Cardozo | 02/05/2013 15:10
Mostra é uma homenagem aos 50 anos do ator e diretor David Cardoso. (Foto: Eliane Nobre)
Mostra é uma homenagem aos 50 anos do ator e diretor David Cardoso. (Foto: Eliane Nobre)

Em comemoração aos 50 anos de carreira do ator e diretor David Cardoso, a prefeitura de Terenos, município distante 25 quilômetros de Campo Grande, promove, hoje (2) e amanhã (3), uma mostra de cinema independente com filmes produzidos por ele.

A iniciativa é a primeira ação de um projeto que tem objetivo de levar a sétima arte à população local. Os longos e médias que fazem parte da mostra serão exibidos no Centro Cultural Senador Ramez Tebet.

Entre os títulos: “Maria fumaça, chuva e cinema” (2009), que tem cenas rodadas em Terenos; “A Moreninha” (1970), com a participação de Sônia Braga, “Caingangue e a pontaria do diabo” (1973) e “Fronteira” (2011), gravado em Mato Grosso do Sul.

No mesmo local haverá uma exposição de fotos, câmeras antigas, equipamentos de iluminação e rolos de filme. O material faz parte do acervo pessoal de David Cardoso.

As exibições das produções de David Cardoso atraíram estudantes nesta quinta-feira (2). Aluna do 9º ano, Giovana Alícia Camargo, de 13 anos, soube da mostra pelos professores e resolveu participar.

O diretor, que mora em Terenos, também apareceu para um bate-papo com os estudantes. “Foi muito legal. Ele falou para gente sobre a carreira dele, como começou e explicou que teve que fazer muitas coisas para chegar onde está. Disse que a gente em que ter uma meta na vida”, contou.

Para a garota, a lição que fica é de força e esperança. “Vi que tenho que visualizar uma coisa que eu quero para o futuro, ter coragem, garra e firmeza, mesmo morando em uma cidade pequena”.

Estudantes da rede municipal e estadual visitaram mostra hoje pela manhã. (Foto: Eliane Nobre)
Estudantes da rede municipal e estadual visitaram mostra hoje pela manhã. (Foto: Eliane Nobre)

Estudante do primeiro ano do ensino médio na escola estadual Antônio Valadares, Leonardo Chaveiros, de 15 anos, também foi ao evento. Assistiu ao filme Moreninhas e também participou da roda com o ator.

Na avaliação do garoto, o cinema é cultura e pode oferecer mais conhecimento. Sobre o homenageado, o adolescente se limita a dizer que o ator é “fonte de inspiração”.

Em entrevista ao Lado B, David Cardoso disse que se sente lisonjeado com a homenagem, mas afirma que a mostra só aconteceu porque Terenos tem hoje uma mulher no comando da prefeitura. “As mulheres são mais sensíveis, direcionadas para cultura. Estão à frente dos homens a quilômetros”, disse.

O ator acredita que, com o evento, o município ficará mais conhecido como “a cidade que deu o ponta pé inicial no reconhecimento dos artistas da terra, de Mato Grosso Sul”.

Confira a programação:

02/05 – Sessão às 19h

- Caingangue e a pontaria do diabo (longa metragem)
- Fronteira (média metragem)

03/05 – Sessões às 08h e 14h

- Maria Fumaça, Chuva e Cinema (curta metragem)
- A Moreninha (longa metragem)

Sessão às 19h

- Caingangue e a pontaria do diabo (longa metragem)
- Fronteira (média metragem)

Nos siga no Google Notícias