ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Aceitando doações, amigos criam livraria para salvar animais

O projeto iniciou nesta semana e a ideia é vender livros e doar o dinheiro para abrigos que cuidam de animais abandonados

Alana Portela | 08/07/2020 06:55
Os posts de livros que estão à venda na LivrAUria. (Foto: Divulgação)
Os posts de livros que estão à venda na LivrAUria. (Foto: Divulgação)

Apegados aos pets, Lorena Albuquerque Zanandreis, Letícia Carolini Vismara, Guilherme Giordano Ribeiro e João Otávio Chinem resolveram se unir e criaram a LivrAUria on-line, em Campo Grande. O projeto começou nesta semana e está aceitando doações de livros para vender e, com o dinheiro arrecadado, ajudar abrigos que resgatam animais em situação de rua.

“Queremos ajudar fazendo algo ao nosso alcance”, diz Lorena. Aos 23 anos, a estudante conta que a proposta da livraria surgiu a partir de uma iniciativa que já ocorre em outro estado.

“Descobri um projeto em Curitiba que tem a mesma ideia de vender livros para arrecadar fundos e doar aos abrigos de animais. Conversei com meus amigos, eles gostaram da ideia e toparam ajudar”.

Lorena Albuquerque Zanandreis fazendo selfie com a Mila e Vick. (Foto: Arquivo pessoal)
Lorena Albuquerque Zanandreis fazendo selfie com a Mila e Vick. (Foto: Arquivo pessoal)

Outra questão que fortaleceu a ideia é que os quatro possuem animais em casa. A Lorena é tutora da Mila e Vick, que adoram dar aqueles “lambeijos” e pular. Letícia é agente de viagens e conta com a companhia do “doguinho”, Godofredo, para animar seus dias em casa. Além disso, também contribui com o projeto MS Tampinhas, que recolhe vários tipos de tampas de garrafas para vender e custear castração de animais na cidade.

João Otávio é professor e mestre em Desenvolvimento Local, convive com o Major, um cachorro esperto e parceiro de todas as horas. “Temos animais, cachorros. Sempre gostamos muito, e como já trabalhamos ajudando pessoas, queríamos levar isso mais além”, afirma Lorena.

Letícia Carolini Vismara e o doguinho Godofredo. (Foto: Arquivo pessoal)
Letícia Carolini Vismara e o doguinho Godofredo. (Foto: Arquivo pessoal)

A LivrAUria ganhou um perfil no Instagram, onde os amigos têm acesso e compartilham as obras à venda. “Lançamos na segunda-feira e já conseguimos alguns exemplares. Mas, estamos aceitando todos os tipos de livros”, diz a estudante.

Eles já conseguiram alguns títulos conhecidos, como “O Menino do Pijama Listrado”, de John Boyne. A obra retrata a amizade de duas crianças em tempos de guerra. Na trama, Bruno não sabe sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em conflito com boa parte da Europa, e nem que sua família está envolvida no conflito. A história é envolvente e no decorrer da leitura, emociona pela inocência e acontecimentos imprevisíveis.

Na estante também tem “Marley e Eu”, de John Grogan, que retrata as aventuras e travessuras de um cachorro da raça labrador. Tem ainda o livro voltado a história “Raízes do Brasil”, o romance “O Lado Bom da Vida” e até a fantasia do “Mágico de OZ”, para mexer com a imaginação da criançada. “Recebemos livros de terror, autoajuda, ficção e livros técnicos, etc”, diz Lorena.

João Otávio Chinem brincando com o Major (Foto: Arquivo pessoal)
João Otávio Chinem brincando com o Major (Foto: Arquivo pessoal)

Aqueles que tiverem livros que não usam e estão a fim de ajudar o quarteto, podem entrar em contato com os amigos através do perfil da livraria. “Ainda não temos pontos fixos de coletas, mas estamos combinando o horário para buscar. Estamos na região do Tiradentes, Planalto, Coophatrabalho e Centro”.

Em caso de compra, o interessado pode enviar mensagem pelo Instagram, comentar nas publicações ou nos stories. O preço dos livros é a partir de R$ 10,00 e as vendas são realizadas em todo país. “A gente envia para o Brasil inteiro, mas tem que pagar o frete, que é calculada a partir da Estante Virtual e da Amazon”, explica Lorena.

No final desse mês, o valor arrecadado será doado à Ong (Organização Não Governamental) Guarda Animal. “Assim que fechar o mês, vamos até a Ong para levarmos o dinheiro e ajudar na causa. A cada mês vai ser um abrigo diferente e já temos sete na nossa lista”, conclui Lorena.

Através do perfil @livrauriacg é possível comprar e doar os livros.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias