ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Após depressão, Kelly lançou livro para contar experiência de viver

A obra relata os momentos de desespero e superação, mas não dispensa ajuda médica que é fundamental no tratamento de depressão

Alana Portela | 17/03/2020 08:10
Kelly Lopes Peixoto de Oliveira segurando o livro que escreveu. (Foto: Divulgação)
Kelly Lopes Peixoto de Oliveira segurando o livro que escreveu. (Foto: Divulgação)

Depois de enfrentar várias crises de depressão, ansiedade e desespero, Kelly Lopes Peixoto de Oliveira resolveu escrever o livro “Da morte para a vida”. A obra foi lançada no mês de fevereiro, em Campo Grande e através dos textos, ela quer ajudar as pessoas que passam ou já passaram pelos mesmos problemas. O auxílio por meio das páginas é complementar e não dispensa tratamento médico, fundamental para pacientes que estejam em depressão.

Ela é formada em Ciências Contábeis e Teologia, mas atua como pastora.  Aos 37 anos, Kelly relata que passou por experiências traumáticas na vida que a fez se deparar com a depressão ainda cedo. “Quando tinha 13 anos, minha mãe cometeu suicídio após uma luta intensa contra depressão e alguns pânicos. Cinco anos depois, perdi meu irmão mais velho num acidente de trânsito e ele era uma das pessoas com quem mais me apeguei”, lembra.

Os anos se passaram, mas as marcas continuaram na vida de Kelly. Após o casamento, passou a ter crises de depressão. “Era um sentimento de morte, uma voz me perseguia 24h declarando que meu fim estava próximo, e que seria como o de minha mãe”.

Com o nascimento dos filhos, a vida deu uma melhorada, porém as crises de recaídas sempre surgem. No ano passado, teve crise de ansiedade, desgaste físico e emocional.  “Foi então que me senti desafiada a escrever um livro contando os momentos das minhas piores peças e como superei”.

Para isso, ela realizou estudos sobre a doença, causas, sintomas e as formas de superar esse mal do século. O livro é divido em duas partes, uma conta a história pessoal da autora e outro fala o que a ciência e a bíblia dizem sobre a depressão. “São palavras de encorajamento para toda a família e como eles podem ajudar essa pessoa”.

Já foram vendidos 300 exemplares do livro no Estado. “Recebo toda semana várias mensagens de pessoas que sofrem caladas, por medo de serem apontadas ou ridicularizadas. Dois rapazes que atentaram conta própria vida ganharam o livro e me procuraram para expor a experiência deles”.

A autora autografando os livros durante o lançamento da obra. (Foto: Divulgação)
A autora autografando os livros durante o lançamento da obra. (Foto: Divulgação)

Kelly está recebendo até convites para dar palestras falando sobre o assunto. “Ainda nem comecei a fazer o que sinto que tenho que fazer. Ajudar e encorajar aqueles que sofrem trancados dentro de quatro paredes.

Tendo como base a própria experiência, Kelly fala que a depressão surge através de trauma, uma crise, traição, frustração, problemas, morte, luto, problema na família, violência, crise financeira e outros motivos. “É importante falar porque ninguém tem coragem. Só descobrimos que alguém estava sofrendo quando ela começa a se cortar, mutilar o corpo ou demonstrar atitudes muito estranhas”, diz.

“Muitos ainda acham frescura. Nos falta muita compaixão com o próximo, com a dor da pessoa. A depressão pode durar algumas semanas, meses ou anos”, finaliza.

O Lado B frisa que para depressão o tratamento deve ser feito por um médico especialista. Livro ou palestra podem ser um conforto, mas não substituem um acompanhamento médico.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

Nos siga no Google Notícias