A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 24 de Setembro de 2017

31/08/2017 06:25

Arquiteto Marcelo Rosenbaum visita aldeias de MS com projeto A Gente Transforma

Ele está aqui para desenvolver novo projeto que busca resgatar cultura e história de comunidades tradicionais

Lucas Arruda
Rosenbaum levou algumas peças de artesanato indígena com ele (Fotos: IPEDI)Rosenbaum levou algumas peças de artesanato indígena com ele (Fotos: IPEDI)

“Uma comunidade que não tem cultura é uma comunidade morta”. Foi com essa frase, proferida pela coordenadora do projeto 'Sons na Aldeia', Marlene Rodrigues, que o arquiteto Marcelo Rosenbaum e sua equipe foram recebidos na aldeia Babaçu, na tarde da última terça-feira (29) em Miranda, distante 201km de Campo Grande.

Ele está no Estado desenvolvendo o projeto 'A Gente Transforma' que usa o design para resgatar a cultura e história de comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas, afim de recriar o presente e construir o futuro sob novas bases, livre e sustentável.

Projeto desenvolve diversas oficinas para resgatar cultura e história das comunidadesProjeto desenvolve diversas oficinas para resgatar cultura e história das comunidades

O IPEDI (Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural) foi quem convidou Rosenbaum para conhecer a aldeia. A entidade promove atividades educacionais em comunidades tradicionais, tal como a aldeia Babaçu e aldeia Passarinho. “Fazemos os projetos no contraturno dos alunos, junto com os professores da aldeia. Queremos garantir a não extinção da língua terena que está em vias de ser extinta”, informa Andeson Benites, diretor executivo do instituto.

Para que as novas gerações se interessem pelos saberes tradicionais, são organizadas oficinas de artesanato, de confecção de instrumentos musicais, rodas de conversa com os anciãos, entre outras atividades com a comunidade. “Antes do projeto, as crianças não dançavam, não se interessavam pela língua, história”, afirma Anderson.

Segundo ele, na recepção feita para o arquiteto, teve criança dançando pela primeira vez na vida. “É importante receber visitas de gente de fora para fortalecer a autoestima deles, a identidade como indígena, pois assim está sendo demonstrado que eles têm a importância, ainda mais com alguém de renome”, frisa o diretor do instituto.

A assessoria de imprensa de Rosenbaum não confirmou, mas segundo informações extraoficiais ele deve continuar visitando comunidades tradicionais em Mato Grosso do Sul para continuar a pesquisa do 'A Gente Transforma'.

O arquiteto é hoje um dos nomes mais pops da arquitetura brasileira. Além do trabalho reconhecido pela originalidade, ele ganhou popularidade com participação em programas de TV, no Caldeirão do Huck e no Decora, da GNT

Crianças dançaram pela primeira vez na recepção ao arquiteto Crianças dançaram pela primeira vez na recepção ao arquiteto



imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.