ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Briga surge com macumba, mas vontade de tretar é tanta que vai parar no machismo

Ângela Kempfer | 22/09/2015 16:45
Discussão começou por causa de oferendas para santos. (Foto: reprodução Facebook)
Discussão começou por causa de oferendas para santos. (Foto: reprodução Facebook)

“Ei você que faz despacho na esquina de casa... Nada contra sua crença, mas cuidados com velas e grama neste tempo seco. Ontem, apaguei um início de incêndio!!”

O responsável pelo post jura que na inocência fez apenas um alerta diante da baixa umidade relativa do ar e do calor infernal de Campo Grande. Mas hoje todo mundo sabe: basta um estalinho de festa junina que a fogueira ganha proporções gigantescas nas redes sociais.

O dono de uma chácara do Parque dos Poderes fez o comentário e a treta foi pegando um rumo tão estapafúrdio que acabou em manifestação contra o machismo. Oi? Isso mesmo!

A revolta ganhou 109 comentários em poucas horas. Primeiro, graças aos engraçadinhos que aproveitaram a deixa para sacanear quem tem fé nas religiões afro. “Sou a favor do despacho bio degradável!”, disse um.

Depois, veio a reação de pessoas que consideram o discurso um reforço ao preconceito contra os seguidores da Umbanda e do Candomblé. “Como se não bastasse todo estigma e perseguição das religiões afros, a gente ainda tem que ler uma coisas dessas. Pra mim deu, vou denunciar porque eu não sou obrigada.”

Sobre esse tipo de polêmica, um dos seguidores analisou a cena: “Tem gente que fica só na espreita”, chamando os nervosos de “On line predadores.”

De repente, a conversa passou a ficar chula, e na time line surgiu até “Queria ver como é a casa de vocês duas, de certo nem as calcinhas lavam...”. Foi o suficiente para o bate-boca ganhar sustância.

“Nossa, não sei porque ainda me surpreendo? Que os caras 'good vibes' são machistas pra caralho, todo mundo já sabe. Mas reproduzir preconceitos e estigmatizar ainda mais uma religião tão perseguida é o fim. Preciso lembrar que intolerância religiosa com as religiões de matrizes africanas é promovida pelo racismo, mas é esperado que os 'good vibes' em questão digam que é só brincadeira. E assim, vivenciamos o racismo à brasileira: um racismo sem racistas”.

Pronto, mais um tema surgiu na fogueira, agora o racismo...E a velinha da macumba já virou um coquetel molotov, intoxicando Deus e o mundo e transformando em raiva o que poderia ser uma conversa esclarecedora.

O papo ainda deve estar divertido lá no Facebook, com muita energia ruim jogada no ventilador.

Só para ajudar na discussão, mas de forma produtiva, o Pai de Santo Lucas Junot esclarece que há muito cuidado em relação as oferendas. Segundo ele, nem é preciso acender a vela, caso esse tipo de oferenda seja necessária.

“Para os religiosos de matriz africana, a mata, assim como todos os espaços naturais, são considerados sagrados. Preservá-los é o mandamento máximo dos adeptos da Umbanda e do Candomblé. Cultuamos Deus por meio da energia presente nesses espaços sagrados”, diz.

Nos siga no Google Notícias