ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  02    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Campanha de prevenção ao suicídio reforça diálogo como forma de apoio

Lema “Conversar pode mudar vidas” norteia ações e divulga canais para buscar ajuda

Por Gustavo Bonotto | 02/09/2025 15:31
Campanha de prevenção ao suicídio reforça diálogo como forma de apoio
Voluntária segura placa com dizeres de autoaceitação durante campanha do Setembro Amarelo. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

CVV (Centro de Valorização da Vida) intensifica as ações em Campo Grande durante o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, com foco em estimular o diálogo e oferecer suporte a quem enfrenta sofrimento emocional.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, intensifica ações em Campo Grande. O CVV (Centro de Valorização da Vida) lidera a campanha "Conversar pode mudar vidas", com palestras, debates e informações sobre sinais de alerta e formas de apoio. O acesso ao CVV é gratuito, 24 horas por dia, pelo telefone 188, site, chat ou e-mail.A campanha visa quebrar tabus e promover conversas abertas sobre saúde mental e prevenção do suicídio. Além do apoio via telefone 188, o CVV oferece atendimento por chat e e-mail em seu site cvv.org.br, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O objetivo é conscientizar e criar um ambiente seguro para discutir o tema em famílias, empresas e instituições.

A campanha deste ano tem o tema “Conversar pode mudar vidas” e inclui palestras, debates e publicações que orientam a população sobre sinais de sofrimento e formas de acolher quem precisa de ajuda.

“Nosso trabalho está sendo feito principalmente pela divulgação, contando com o apoio da imprensa. Qualquer pessoa pode acessar pelo telefone 188, que é gratuito e funciona 24 horas por dia, ou pelo site do CVV, via chat ou e-mail”, disse Vitor Yazbeck, responsável pelo CVV em Mato Grosso do Sul.

O movimento, que começou em 2015 e utiliza a cor amarela em referência ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, é celebrado em 10 de setembro.

“Nosso trabalho é feito por meio de divulgação e orientação de acesso aos canais de apoio”, explicou Vitor. "O objetivo é ampliar a conscientização, quebrar tabus e criar um ambiente seguro para discutir prevenção do suicídio em famílias, empresas e instituições".

Segundo o CVV, mais do que iluminar locais públicos ou promover ações simbólicas, a campanha busca gerar conhecimento e estimular conversas abertas sobre saúde mental. A iniciativa reforça que o diálogo é uma ferramenta poderosa para acolher quem sofre em silêncio e que qualquer pessoa pode fazer parte dessa mudança.

Para acessar apoio, o CVV disponibiliza o telefone gratuito 188, chat e e-mail no site cvv.org.br, atendendo 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.