A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020

25/12/2019 07:28

Com 70 mil lâmpadas, Bazan transforma seu lar em casa do Papai Noel há 9 anos

Paula Maciulevicius Brasil
Parte da decoração de Natal do fundo de casa e os moradores da cidade, Mateus e Celso Jacinto. (Foto: Arquivo Pessoal)Parte da decoração de Natal do fundo de casa e os moradores da cidade, Mateus e Celso Jacinto. (Foto: Arquivo Pessoal)

São quatro meses só para montar e um pouco mais de tempo para tirar e guardar toda decoração que há nove anos transforma o lar do aposentado Valter Bazan Vitoria em casa do Papai Noel. O Natal em Três Lagoas, cidade 326 quilômetros distante da Capital, tem por referência a iniciativa do morador que chega a receber 4 mil pessoas dentro de casa no fim do ano. 

Nas redes sociais, as fotos mostram o quanto o público adere em peso ao espírito natalino do seu Bazan. "É porque quando eu era pequeno gostava muito de Natal e das luzes, como eu aposentei, resolvi fazer para alegrar de crianças à idosos", explica Valter, de 70 anos. 

Há nove anos ele começou o que já virou tradição no bairro Vila Nova, mais precisamente na Rua Eloy Chaves, nº 911. Endereço que seu Bazan faz questão de frisar como quem faz um convite até na hora de dar entrevista

O começo foi "modesto", com 12 mil garrafas PET como árvore de Natal e 2 mil lâmpadas. "E é tudo meu, tudo por minha conta. Já fiquei em 4º lugar de decoração de Natal do Brasil. São 70 mil lâmpadas aqui, eu só coloco uma caixinha para as pessoas colaborarem com a conta de energia", ressalta o dono. 

Dona Maria Mariano, de 83 anos, moradora que foi pela 1ª vez na casa. (Foto: Arquivo Pessoal)Dona Maria Mariano, de 83 anos, moradora que foi pela 1ª vez na casa. (Foto: Arquivo Pessoal)
Decoração também inclui garrafas PET. (Foto: Arquivo Pessoal)Decoração também inclui garrafas PET. (Foto: Arquivo Pessoal)
E reciclado vira árvore de Natal, uma das várias que existem na casa. (Foto: Arquivo Pessoal)E reciclado vira árvore de Natal, uma das várias que existem na casa. (Foto: Arquivo Pessoal)

Tem luz e decoração por tudo que é canto e lado. Do telhado ao chão, na frente e nos fundos da casa. "Vem gente de fora, de Araçatuba, da região, até da Bahia que filma, tira foto e põe na internet", conta. 

A alegria do aposentado transparece na voz de quem se orgulha de fazer a casa do Papai Noel na cidade. Tristeza? Seu Bazan só sente quando chove. Sobre a data, ele diz que Natal é a representação do nascimento de Jesus. "Não podemos esquecer, não é só Papai Noel não, também tenho um quadro da Santa Ceia", completa. 

O valor do investimento é segredo guardado a sete chaves e seu Bazan dá risada ao falar disso. "Se eu contar, vão pensar que eu sou rico, e não sou não", brinca. Toda parte elétrica é feita pelo morador que conta só com um ajudante para montar tudo. A decoração começa a sair das caixas em agosto e neste ano, seu Bazan admite que "atrasou". "O certo mesmo é dia 15 de novembro, mas este ano eu só consegui terminar dia 21", diz.

Moradora há 40 anos de Três Lagoas, a aposentada Maria Marino da Silva, de 83 anos, foi pela primeira vez acompanhada da filha, Cidinha Mariano. "Acredita que foi a primeira vez? Nos sentimos até envergonhadas", diz a Cidinha. 

Além das luzes, são quatro árvores de Natal grandes, duas de mais de 3m de altura e outras seis menores. Para desmontar tudo isso é preciso muita paciência. "Tem que encaixotar tudo, lavar todas as garrafas. Deixo quatro cômodos aqui de casa exclusivamente para guardar". 

Quem for à região, pode ir ver a decoração até o dia 6 de janeiro. "E se Deus quiser, dependendo da saúde, eu vou fazer todo ano". 

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

Decoração leva 4 meses para ser montada. (Foto: Arquivo Pessoal)Decoração leva 4 meses para ser montada. (Foto: Arquivo Pessoal)
Luzes são colocadas uma a uma pelo dono da casa. (Foto: Arquivo Pessoal)Luzes são colocadas uma a uma pelo dono da casa. (Foto: Arquivo Pessoal)
Dono da casa, Valter Bazan e o amigo, Mateus. (Foto: Arquivo Pessoal)Dono da casa, Valter Bazan e o amigo, Mateus. (Foto: Arquivo Pessoal)
O colorido chama atenção da cidade inteira. (Foto: Arquivo Pessoal)O colorido chama atenção da cidade inteira. (Foto: Arquivo Pessoal)
Dona Maria Mariano, na fachada da casa, na Rua Eloy Chaves. (Foto: Arquivo Pessoal)Dona Maria Mariano, na fachada da casa, na Rua Eloy Chaves. (Foto: Arquivo Pessoal)
Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2020 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.