ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, QUINTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Com molde antigo, pai constrói casa de boneca pra filha que tem até TV

Fábio fez a casa com as próprias mãos há cerca de três anos. Foram 20 dias até ficar pronta.

Por Lucas Arruda | 24/10/2017 07:34
Casinha tem cerca de 3m de largura por 1,80 de altura. Casa fica no quintal (Foto: Marina Pacheco)
Casinha tem cerca de 3m de largura por 1,80 de altura. Casa fica no quintal (Foto: Marina Pacheco)

Fábio Cezar Pacheco é um corretor de imóveis que sempre gostou de colocar a mão na massa na hora de fazer pequenas reformas ou decorar a casa. Foi assim que há cerca de três anos ele construiu uma linda casinha de boneca para a filha Nalu. O molde utilizado foi de uma antiga casa de bonecas que sua irmã tinha, mas estava quase podre. “Tava bem feio, comprei algumas ferramentas, materiais novos e comecei a fazer”, lembra.

Foram gastos aproximadamente R$ 1200 e 20 dias para a casinha ficar pronta. “Na época, minha filha tinha três anos, ela adorou, passava um bom tempo lá dentro. Agora estou separado, ela vem um fim de semana sim e outro não pra casa e está com 6 anos, só fica lá dentro quando tem algum amigo para acompanhá-la, mas ainda assim gosta muito. Demorei para finalizá-la porque fazia em horários em que não estava trabalhando, acho que até incomodava os vizinhos, às vezes tava lá, martelando, e olhava no relógio já eram 3h da manhã”, relata.

Nalu e Caramelo quando o cachorro foi reencontrado (Foto: Arquivo pessoal)
Nalu e Caramelo quando o cachorro foi reencontrado (Foto: Arquivo pessoal)

Muito do material foi reutilizado. O forro de PVC, por exemplo, estava numa caçamba de entulho. “Sempre gostei de garimpar coisas, de reaproveitar materiais. Com a casa de bonecas não foi diferente”, pontua. Também foi usado estrados para a varanda da casa, palets, chapa de zinco e troncos para o alicerce. “A chapa foi mais recente, para reforçar parte da parede, onde estava deteriorando. Já fiz duas reformas nela desde que a construí”, explica.

A casa é toda mobiliada. Tem pia, fogão, geladeira, micro-ondas, quase tudo que uma de verdade tem. No canto tem até uma pequena televisão com DVD, esses de verdade. “Os móveis de brinquedo vieram da minha irmã, junto com o molde da casa. A televisão coloquei pra ela ter um entretenimento lá dentro”, conta.

A casa é tão importante que eles já fizeram até algumas reuniões lá. Uma vez, um de seus cachorros fugiu, o Caramelo, e rolou uma festa de reencontro quando ele foi encontrado. “Gosto de brincar com ela aqui”, ressalta.

Fabio afirma que qualquer um, que goste de trabalhos manuais, tenha tempo disponível e bastante paciência pode construir uma casa de brinquedo. “Não é difícil, tem que ter alguma aptidão, mas nada impossível. Eu fiquei com bolhas nas mãos, martelei meus dedos, mas ver minha filha se diverdindo valeu tudo”, conclui.

Acompanhe o Lado B no Facebook e no Instagram.

Casa tem móveis de brinquedo e televisão e DVD de verdade (Marina Pacheco)
Casa tem móveis de brinquedo e televisão e DVD de verdade (Marina Pacheco)