ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Dono de umas das primeiras academias da cidade mantém tudo como nos anos 80

Aline Araújo | 11/09/2014 06:37
Professor Rubens acumulou músculos e conhecimento nos anos dedicados ao fisiculturismo. (Foto: Marcelo Victor)
Professor Rubens acumulou músculos e conhecimento nos anos dedicados ao fisiculturismo. (Foto: Marcelo Victor)

São 65 anos de muita história, que passam pela criação da primeira academia de Campo Grande e envolvem papéis em filmes com atores famosos, como Tony Ramos e Glória Menezes. O professor Rubens Ferreira Ramos tem um gênio forte é defensor de tudo que é natural e um colecionador de lembranças.

Ao entrar na casa simples na Vila Jaci, o encantamento é inevitável com o relicário construído por ele na varanda da casa. Nas paredes, há fotos e recados do que deve ser feito para malhar corretamente na academia preservada como nos anos 80. A bicicleta ergométrica e esteira antigas não deixam negar que a tecnologia trouxe conforto, mas por outro lado, nos exigiu menos esforço.

Os equipamentos eram da academia Medalha de Ouro, a primeira de Campo Grande, garante o dono. Hoje, tudo integra o Sutel (Sistema Único de Treinamento Criado Embaixo da Lona), brinca o professor. “Já tentaram me comprar, mas não vendo nada que tem aqui nem por 1 milhão. As pessoas não sabem o valor que eu dou para tudo isso aqui”, explica.

A Medalha de Ouro hoje é a academia particular Sutel. (Foto: Marcelo Victor)
A Medalha de Ouro hoje é a academia particular Sutel. (Foto: Marcelo Victor)

Aos treze anos, andando pela rua, ele encontrou uma capa de revista com a foto de um cara musculoso. Era um fisiculturista famoso no ano de 1962. Ali, Rubens ficou encantado. “Eu ficava me questionando se o homem poderia chegar a ter aquela força e eu queria aquilo para mim”, comentou.

O sonho cultivado na adolescência cresceu e para se concretizar ele estudou, foi para São Paulo, fez 23 cursos, para ganho de massa muscular e técnicas de nutrição, garante. Com os músculos veio também a carreira no teatro. “Eu tenho paixão pelo cinema. Eu comecei junto com o Tonny Ramos, ele deslanchou e eu fiquei”, relembra sobre o tempo em que conciliou as duas carreiras, a de esportista e a de artista.

Em 1980 ele abriu sua academia em Campo Grande, a Medalha de Ouro que sobreviveu por 22 anos na rua Maracaju. Ele carregava o lema "dedicação, treino correto e sem drogas". “Montei academia porque não existia lugar para eu treinar e deu certo por um bom tempo”, conta.

A ideia era levar a vida ao mais natural possível e ainda hoje isso fica evidente no porte físico do senhor que leva a sério o estilo de vida saudável.

Rubens participou de alguns filmes nacionais, como o Caçador de Esmeraldas. (Foto: Marcelo Victor)
Rubens participou de alguns filmes nacionais, como o Caçador de Esmeraldas. (Foto: Marcelo Victor)

“Hoje o cara vai para acadêmia e se apaixona pelo próprio corpo e não quer mais saber de nada, só do espelho. Eu fui jurado de concurso e hoje você não julga mais o físico, julga um monte de porcaria injetada no corpo”, esbraveja.

Ele conta que sempre foi polêmico por não aceitar nada errado dentro da academia, desde anabolizantes a suplementos alimentares. Rubens é contra até a tomar tereré. “O treino tem que ser no sistema natural e tudo correto. Nada de beber, fumar, tomar café ou tereré, essas porcarias”, enfatiza.

Cinema - Na carreira como artista trabalhou em circo como palhaço, formou dupla sertaneja, lutou em vale tudo e promoveu “brigas técnicas”. Tinha o sonho de ser dublê. No cinema, por exemplo, o nome dele consta na ficha técnica no elenco de apoio do filme O Caçador de Esmeraldas, de 1978, que tem no elenco Tarcísio Meira e Roberto Bonfin.

Depois, participou das pornochanchadas “Terapia do Sexo” e “Fugitivas Insaciáveis”, também de 78. Sua última participação no cinema nacional foi uma pontinha em Os Matadores, com Murilo Benício, em 1997.

Por motivos do destino, questões financeiras e familiares, a carreira de ator não deslanchou, Quando voltou para Campo Grande veio carregando a carta de indicação para abrir a Associação de Atores Amadores de MS, mas o projeto também não saiu do papel. A academia ia bem, até ser engolida pela concorrência e fechar as portas em 2002.

“Quando a academia faliu eu fiquei desesperado. Não sabia mais o que fazer”, mas o tempo fez o desespero passar e as coisas foram se ajeitando. Hoje a vida do professor Rubens é bem mais calma, na Sutel ele dá aula para alguns amigos interessados em treinar do “modo natural”, como ele mesmo diz. Também faz bicos de segurança. “Agora eu tô tranquilo, fico triste porque queria que a academia funcionasse até hoje, mas tá tudo bem. Hoje eu treino para viver bem, com 65 anos o que eu quero é paz”, conclui.

Os equipamentos estão em ótimo estado, mas carregam as marcas do tempo. (Foto: Marcelo Victor)
Os equipamentos estão em ótimo estado, mas carregam as marcas do tempo. (Foto: Marcelo Victor)
Nos siga no Google Notícias