ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Efeito quarentena faz Wilson reviver aniversário dos filhos após 25 anos

No home office, ele passou a organizar a casa e encontrou fitas VHS dos anos 90, onde gravou os momentos importantes da família

Alana Portela | 22/05/2020 06:49
Wilson Bento revendo as imagens que gravou há 25 anos. (Foto: Arquivo pessoal)
Wilson Bento revendo as imagens que gravou há 25 anos. (Foto: Arquivo pessoal)

Após 25 anos, Wilson Bento revive as festas de aniversário dos filhos Leonardo e Stefano, realizadas durante os anos 90. Ele é empresário e relata que estava organizando a casa onde mora em Campo Grande, quando encontrou 25 fitas VHS que carregam a memória da família.  “É o efeito quarentena”, afirma.

Aos 59 anos, ele está trabalhando em home office e relata que há tempos queria passar os registros das fitas VHS para um arquivo digital, no entanto, nunca conseguia. Agora, isolado em casa, Wilson achou a coleção pessoal.

As imagens foram estavam guardadas em várias fitas VSH. (Foto: Arquivo pessoal)
As imagens foram estavam guardadas em várias fitas VSH. (Foto: Arquivo pessoal)

“Estava dentro de uma caixa junto com álbum de fotos antigas, num armário. Há muito tempo já tinha pensando em converter para digital, mas fui deixando porque é demorado, trabalhoso. Leva pelo menos umas duas horas cada fita. Daí, fiz uma pesquisa na internet e encontrei uma pessoa que converte aqui”.

Wilson entrou em contato com Juliano Almeida, que trabalha com as conversões de arquivos e contratou seus serviços. Levou as fitas até o profissional e pediu para salvar tudo num HD externo. “Ele me explicou como funciona, perguntou se queria arquivo digital ou DVD. Preferi no HD e deu uns 40 gigas”.

A coleção conta com imagens valorosas da família de Wilson, os momentos de alegria, brincadeiras de criança e aqueles sorrisos genuínos que a gente nunca esquece. As festas de Natal, abraços, conversas estão eternizados para que todos sintam a emoção de voltar no tempo.

 “Filmei meus dois filhos quando tinham seus 3, 4 anos. Meu filho mais velho é de 1988 e o outro é de 1991, foram cerca de oito anos de gravação. Depois parei porque a filmadora era grande e dava muito trabalho”, lembra o pai.

Em seguida, as fotos começaram a aparecer com mais frequência. “Além disso, também vieram as máquinas digitais, em seguida os celulares e as coisas mais antigas foi perdendo o sentido”.

Imagem gravada durante uma festa de Natal, com uma pessoa da família de Papai Noel. (Foto: Arquivo pessoal)
Imagem gravada durante uma festa de Natal, com uma pessoa da família de Papai Noel. (Foto: Arquivo pessoal)

Os anos passaram, mas Wilson fez questão de guardar todas as fitas. “É a história da nossa família, do crescimento dos meninos”, diz. Ele já recebeu o HD com os arquivos e comenta que deu para assistir algumas festas. “Revi um pouco. É uma nostalgia grande, mesma coisa que pegar um álbum antigo e ficar olhando”.

A melhor parte é que, através as imagens em movimentos, Wilson consegue voltar ao passado e reviver tudo como se tivesse acontecido ontem. “O vídeo é mais natural. As pessoas falam e além de relembrar, também estou vendo as coisas”.

Os vídeos também são uma forma de matar a saudade de Leonardo, que hoje tem 31 anos e Stefano de 28. “Estão adultos e moram fora há alguns anos. Um está em São Paulo e outra na Europa”. Rever as imagens dos filhos pequenos e falar com eles agora na vida adulta faz Wilson se encher de orgulho. “Tudo valeu a pena”, destaca.

Agora, com as imagens digitais, Wilson pretende assistir todas e até salvar os arquivos na nuvem, para nunca perder os registros. “Depois que a quarentena passar, quero reunir a família para assistirmos juntos. Pensei ainda em fazer edições de vários vídeos, deixá-los menores e enviar por WhatsApp. Assim é uma forma de aproveitar melhor e rever outras vezes”.

Quem quiser contratar o serviço, o contato do Juliano é o: 9-9270-9930.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Wilson fez até selfie para registrar o momento que reviu um vídeo. (Foto: Arquivo pesoal)
Wilson fez até selfie para registrar o momento que reviu um vídeo. (Foto: Arquivo pesoal)


Nos siga no Google Notícias