ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Em tom de conversa entre amigos, "Arrasou Podcast" discute dilemas dos 30+

Com conteúdo cheio de bom humor e temas que vão desde experiências de vida até cultura regional, Jaimeína e Nizael resolveram compartilhar diálogos com a intimidade de 14 anos de amizade em podcast.

Kimberly Teodoro | 22/01/2019 09:01
Jaimeína e Nizael resolveram compartilhar a intimidade das conversas de 14 anos de amizade em podcast regional (Foto: Arquivo Pessoal)
Jaimeína e Nizael resolveram compartilhar a intimidade das conversas de 14 anos de amizade em podcast regional (Foto: Arquivo Pessoal)

Horas de conversa em encontros regados a risadas e café em Campo Grande fizeram com que Jaimeína Araujo Ribeiro, de 34 anos e Nizael Flores de Almeida, de 29 anos, decidissem compartilhar a intimidade de 14 anos de amizade com um público bem específico: o de podcast, uma mídia que estourou entre os anos 1990 e 2000, que ganha novo fôlego em aplicativos de música.

Em 30 minutos de áudio gravados pelo celular na casa de Nizael, que vão ao ar toda terça-feira no Spotify, a ideia é discutir os dilemas dos “jovens 30+, uma idade em que as pessoas não são nem tão velhos e nem tão novos assim”, mas acabou virando também uma maneira de contar um pouco mais sobre a cultura e a história de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande.

“Começamos a construir os temas em torno das questões que surgem aos 30 anos, e pensamos em começar nos apresentando ao público. Percorremos o universo da retrospectiva, tivemos uma convidada para falar de terapia ocupacional e entramos em questões mais próprias do universo feminino. E a medida que os novos episódios iam ao ar, fomos percebendo com a interação do público que falamos muito da nossa cidade, moramos aqui e consumimos Campo Grande, acabou surgindo também a necessidade de apresentar essa capital tão estereotipada aos nossos ouvintes, que são do país inteiro. Hoje falamos de temas universais dentro do nosso próprio universo”, conta Nizael.

Jaiméina é funcionária pública, mas encontrou no podcast uma válvula de escape para a seriedade do dia a dia (Foto: Arquivo Pessoal)
Jaiméina é funcionária pública, mas encontrou no podcast uma válvula de escape para a seriedade do dia a dia (Foto: Arquivo Pessoal)
Nizael só vai chegar aos 30 em fevereiro, mas o estado de espírito o acompanha há quase 5 anos (Foto: Arquivo Pessoal)
Nizael só vai chegar aos 30 em fevereiro, mas o estado de espírito o acompanha há quase 5 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

Nizael e Jaimeína se conheceram em 2005, quando ele era menor aprendiz em um órgão público e ela havia recém passado no concurso para trabalhar no mesmo lugar. Colegas de departamento, o que era para ser apenas conversa de corredor acabou em companheirismo que dura há quase 15 anos. Desde então, a vida aconteceu, Nizael foi fazer faculdade de letras no interior do estado, viajou pelo país e pela América Latina, mas a amizade não sofreu com a distância, pelo contrário, é o tipo de amizade que não cobra presença física e a cada reencontro, faz com que o tempo pare por algumas horas, como se a distância nunca houvesse existido.

“Consumidora assídua de podcasts” a proposta de registrar em áudio as conversas dos dois veio de Jaimeína, “Ouço programas como ‘Um Milkshake chamado Vanda’, que é nacional e alguns outros que falam sobre política, jornalismo, cultura e estilo de vida’ há cerca de 2 anos e me apaixonei. Fiz uma pesquisa pra ver se eu achava algo legal que fosse aqui de Campo Grande, não achei e pensei, por que não fazer o nosso? Mostrei alguns veículos, alguns temas, primariamente no spotify onde o nosso consumo é maior e o Nizael topou desde o começo”, explica.

"Eu sou uma 30+, sou casada e não tenho filhos, não sei se quero ter, e tem toda essa pressão de passar da idade de ter filhos, de precisar decidir tudo agora, mas não sei se estou pronta. Tem muita gente que tem a mesma ideia, tem que já passou dos 30 e não está feliz com o trabalho mas se prende a ideia de que está velha para largar tudo e começar uma coisa nova. Estamos aqui para mostrar que nunca é tarde para aprender coisas novas e que a vida é um eterno processo de autoconhecimento”, conta Jaimeína.

Para Nizael, a parte mais interessante é o retorno do público, onde os dois notaram a existência de um pré-conceito sobre a cidade, “Campo Grande carrega um estereótipo de ter a natureza dentro de casa, em situações cômicas em que as pessoas querem saber se aqui criamos onças e capivaras dentro de casa, essas ideias trazem comparações entre o que apresentamos para o público sobre a cidade e a ideia que eles já tem.As pessoas romantizam um pouco essa história toda, nossa cidade é um lugar de passagem, normalmente quem vem de fora é para chegar até Bonito, Jardim, Corumbá ou ir até a fronteira, mas queremos mostrar que aqui também tem coisas interessantes”, conta Nizael.

Extrovertidos, cada novo episódio traz um pouco mais sobre as experiências de cada um e sobre Campo Grande (Foto: Arquivo Pessoal)
Extrovertidos, cada novo episódio traz um pouco mais sobre as experiências de cada um e sobre Campo Grande (Foto: Arquivo Pessoal)

A poucos dias de fazer aniversário, Nizael brinca que se prepara para a data há mais ou menos 5 anos, ele se define como uma pessoa que gosta de mudanças e ouvir com frequência que a chegada dos 30 “balança a vida”, fez com a expectativa só aumentasse com o passar do tempo. Já a explicação de Jaimeína é outra. Para ela, o amigo sempre foi “velho de alma”, o que fez com que os assuntos da vida adulta se tornassem cada vez mais presente nas conversas.

Como o trabalho de Jaimeína exige um ambiente mais sério, a válvula de escape é o podcast. Comunicadora nata, desde a infância e um desejo não realizado de ser jornalista, ela está sempre criando alternativas para isso e até já criou até um canal no youtube, mas pela demanda de tempo entre gravar e editar, acabou não conseguindo manter a constância. Um problema resolvido com a facilidade de produção de um podcast e pela parceria com Nizael.

O programa, que tem o estilo único dos dois, une as personalidades opostas dos amigos, ela, mais pé no chão e ele, facilmente levado a perseguir o vento e não se prender muito em lugar nenhum, mas acabou dando tão certo que a sintonia dos dois flui até o ouvinte, trazendo identificação. O contexto é a ideia de levar uma vida mais leve, sem prazos e regras ditadas por outros, a cada programa Nizael e Jaimeína descartam ideias velhas sobre envelhecer, encontrar o próprio eixo na vida e explorar a própria localidade, ao mesmo tempo deixando para trás o clichê de que em “Campo Grande não tem nada para fazer”.

Acesse o conteúdo da dupla pelo Spotify clicando aqui e acompanhe as novidades pelo Instagram @arrasou.podcast.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias