ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Em Três Lagoas, campanha distribui abraços pelas ruas

Gabriel Neris | 13/02/2013 15:27
Você já abraçou alguém hoje? Esta é a pergunta feito pelos psicólogos nas feiras, ruas, asilos e hospitais (Foto: Divulgação)
Você já abraçou alguém hoje? Esta é a pergunta feito pelos psicólogos nas feiras, ruas, asilos e hospitais (Foto: Divulgação)

Um gesto fraterno, de carinho para uns, mas que passa despercebido por muitos. O efeito de um abraço simboliza a paz, ajuda a melhorar o dia, e não tem custo algum. Com esta perspectiva, dois psicólogos espalham há três meses o projeto Abraço Terapêutico, em Três Lagoas, município localizado a 338 km de Campo Grande, despertando a atenção de curiosos.

Os psicólogos, contando com a ajuda de voluntários, se caracterizam como palhaços e erguem placas perguntando a população “Você já abraçou alguém hoje?”. A resposta é automática. As pessoas são induzidas a abraçarem uma a outra e também distribuem abraços.

“Há uma energia que nos envolve quando estamos engajados em fazer o bem. Seja com essa atitude do abraço ou com tantas outras que podemos tomar para tornar esse mundo melhor”, comenta o psicólogo Sérgio Lopes de Santana, que atua ao lado de Patrícia Montelvam.

As visitas são frequentes em feiras livres, asilos, hospitais e até mesmo no trânsito. O trabalho já chegou aos municípios da região do Bolsão. “Estamos colhendo resultados muito sólidos. Pesquisas científicas apontam que o abraço é uma arma fundamental para mudar o comportamento e transformar tristeza em alegria”.

Ele diz que pode parecer apenas um gesto, mas que tem sua importância. “Ver pessoas do mundo todo dispostas e empenhadas em ajudar, nos dá esperança de mudanças, seja a campanha que for, se for para o bem, sempre ajuda a começar a construção de outro futuro”, completa.

O psicólogo acredita que o projeto significa um passo para a mudança de atitude. “Quem ousaria recusar um abraço grátis? O abraço gera uma troca de energia e pode até salvar o seu dia”.

Nos siga no Google Notícias