ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Enquanto muitos criticam, Gustavo reencontrou a felicidade na Bolívia

Ele foi um dos sul-mato-grossenses que trocou MS pela Bolívia e não se arrepende de sua escolha

Por Thailla Torres | 11/03/2024 07:02
 Gustavo tomou coragem para se reinventar e buscar a felicidade em terras distantes.
Gustavo tomou coragem para se reinventar e buscar a felicidade em terras distantes.

Quem não explora a fundo países vizinhos, como a Bolívia, acaba achando que esses países se resumem aquelas fronteiras caóticas que vemos, mas o sul-mato-grossense Gustavo Mujica nadou contra essa corrente e se surpreendeu com outro cenário desde que decidiu largar Mato Grosso do Sul para reencontrar a felicidade na Bolívia.

Em enquete realizada pelo Lado B neste domingo, 88% dos leitores disseram que jamais trocariam Mato Grosso do Sul pela Bolívia, só 12% apostaram na mudança, Gustavo foi um deles.

Tudo começou em meio aos desafios e turbulências da vida. Gustavo tomou coragem para se reinventar e buscar a felicidade em terras distantes. "Tomei a decisão de mudar no final da pandemia, em 2022, foi um momento de muita pressão psicológica, causada pelo stress da perda da minha mãe, intrigas familiares e da necessidade de finalizar um relacionamento extremamente tóxico que estava me matando", revela Gustavo. Foi nesse contexto desafiador que ele encontrou na Bolívia não apenas uma fuga, mas sim um novo caminho repleto de oportunidades e encantos.

Com raízes familiares e uma ligação afetiva com a Bolívia, ele viu nessa nação andina um lugar de acolhimento e inspiração.
Com raízes familiares e uma ligação afetiva com a Bolívia, ele viu nessa nação andina um lugar de acolhimento e inspiração.

Para Gustavo, a escolha da Bolívia não foi por acaso. Com raízes familiares e uma ligação afetiva com o país, ele viu nessa nação andina um lugar de acolhimento e inspiração. "Sempre tive muita proximidade com a cultura Boliviana, nasci em Corumbá, meu avô se casou com uma boliviana muito acolhedora, tinha boas recordações de infância relacionadas ao país", compartilha. Além disso, uma experiência espiritual marcante com xamãs andinos reforçou sua conexão com essa terra de contrastes e belezas naturais.

Ao chegar em Santa Cruz de la Sierra, Gustavo encontrou uma cidade cosmopolita, repleta de oportunidades e com uma comunidade brasileira ativa. Apesar das diferenças culturais, ele destaca a receptividade e o respeito que recebeu dos bolivianos. "Foi desafiante no início, mas nunca fui hostilizado e sempre fui visto com admiração e respeito pelo povo boliviano", enfatiza.

Vivendo há meses na Bolívia, Gustavo se encanta cada dia mais com os atrativos do país. "O povo honesto, pacífico e trabalhador, as belezas naturais deslumbrantes, o baixo custo de vida, as oportunidades de crescimento, a carga tributária menor, os baixos índices de violência", elenca. Para ele, a Bolívia é muito mais do que estereótipos negativos que alguns brasileiros possam ter. É um país de oportunidades e riquezas que merece ser explorado e admirado.

Vivendo há meses na Bolívia, Gustavo se encanta cada dia mais com os atrativos do país.
Vivendo há meses na Bolívia, Gustavo se encanta cada dia mais com os atrativos do país.

Desafiando preconceitos e visões estereotipadas, Gustavo destaca a importância de um olhar mais carinhoso e aberto para a Bolívia, especialmente por parte dos sul-mato-grossenses, que compartilham uma fronteira próxima com o país. "Há vantagens olhando por vários ângulos", afirma. Seja no turismo, no empreendedorismo ou na qualidade de vida, a Bolívia oferece oportunidades únicas que merecem ser exploradas e valorizadas.

Hoje, Gustavo se dedica a empreender na Bolívia, sendo sócio na escola de agronegócio Totalmind e envolvido em diversos projetos nas áreas de marketing e comercial. Ele acredita no potencial desse país para o crescimento e desenvolvimento, e convida outros brasileiros a descobrirem as oportunidades que a Bolívia tem a oferecer.

“A sociedade lembra o Brasil da década de 80, pessoas que valorizam mais os laços familiares e têm um estilo de vida mais tranquilo, me agrada. Por último destacaria a espiritualidade riquíssima, apesar de ser mais católica que o Brasil, a cultura do xamanismo não desapareceu e é possível encontrar esses representantes ancestrais da humanidade distribuindo sua evolução e harmonia para quem busca”, finaliza.

Hoje, Gustavo se dedica a empreender na Bolívia
Hoje, Gustavo se dedica a empreender na Bolívia

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias