ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Enquanto uns mostram bares, Guilherme faz tour por igrejas

Projeto nasceu há pouco tempo e tem atraído quem gosta de história, arquitetura e esculturas católicas

Por Natália Olliver | 13/11/2025 13:45

Enquanto uns mostram bares, gastronomia e festas da cidade, Guilherme Machado Neves, de 23 anos, resolveu fazer um tour nas igrejas de Campo Grande. O conteúdo deu tão certo que o projeto já soma mais de 25 mil acessos nas redes sociais. Para ele, a aceitação do público foi uma grande surpresa, já que a ideia é recente.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Jovem de 23 anos cria projeto digital para divulgar igrejas de Campo Grande. Guilherme Machado Neves, formado em análise e desenvolvimento de sistemas, transformou templos católicos em pontos turísticos virtuais, alcançando mais de 20 mil acessos nas redes sociais. O projeto "Rezando em CG" começou na Capela do Milagre e já registrou diversos espaços religiosos, incluindo a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Além de documentar a arquitetura e história das igrejas, Guilherme também cobre eventos católicos locais, como a Jornada Diocesana da Juventude.

Ao Lado B ele conta que sempre admirou a beleza, a história e o significado das igrejas e ressalta que aqui não falta nada. Os vídeos foram a resposta que ele precisava para mostrar que a vida católica também pode viralizar.

“Sempre via páginas mostrando lugares para visitar na cidade, pontos turísticos e comida, mas nunca vi ninguém mostrando toda a riqueza e a beleza das igrejas de Campo Grande. Existem tantos lugares lindos que muitas pessoas nem imaginam”.

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas, Guilherme conta que a recepção tem sido muito boa e que as pessoas realmente se interessam em conhecer mais. Segundo ele, isso motiva a continuar o projeto. Às vezes, enquanto está gravando, a própria comunidade se aproxima e compartilha um pouco da história. Antes de cada visita, ele estuda bastante sobre o lugar.

“É difícil colocar tudo em um vídeo curto, então procuro destacar os momentos e as informações mais importantes. Costumo seguir uma linha de raciocínio simples: quem foi, quando foi e como foi. Gosto de responder as mesmas perguntas que eu teria como espectador, porque acredito que são curiosidades que muita gente também tem”.

O primeiro episódio foi na Capela do Milagre, que pertence à Paróquia São Sebastião. O local hoje é considerado um santuário por causa do Snato Carlo Acutis. Depois foi a vez da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, que se tornou um dos vídeos mais vistos até agora. Recentemente eles gravaram na Capela São Francisco de Sales. O lugar foi o último episódio publicado e já soma 18 mil visualizações.

“Um dia, participando da Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, tive um pensamento que mudou tudo: e se eu criasse uma página visitando todas as igrejas de Campo Grande e contasse a história de cada uma delas? Senti no coração que essa poderia ser uma inspiração de Deus e decidi colocar a ideia em prática. Assim nasceu o projeto Rezando em CG”.

Hoje, além das visitas às igrejas, ele também registra eventos religiosos e momentos marcantes da fé católica na cidade. Entre eles estão o vídeo da recepção da relíquia de São Judas Tadeu, a JDJ (Jornada Diocesana da Juventude) e a Vigília Jovem, realizada na Paróquia São João Batista. “Começou com a ideia de visitar igrejas, mas hoje se tornou um espaço para mostrar a fé, as histórias, as pessoas e toda a beleza da Igreja Católica”.

Guilherme conta que gosta de tudo no projeto, a arquitetura, as esculturas, as histórias e as tradições. Para ele, cada detalhe da fé católica encanta.

“Cada igreja tem sua identidade, sua comunidade, é como se cada uma tivesse a própria digital. Todas são feitas para que a gente se sinta em casa, independentemente de onde esteja, mas cada uma carrega um significado único”.

Uma das igrejas que tem um lugar especial no coração do católico é a Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Lá foi onde fez catequese e a crisma.

“Essa comunidade fez parte de várias etapas importantes da minha vida e tem um significado enorme para mim. Eu não nasci católico, cresci como protestante e me converti, e hoje quero mostrar tudo aquilo que me faz admirar a fé”.

Guilherme explica que toda a parte de roteiro até a edição dos vídeos é feita por ele, mas não poderia deixar de citar minha namorada, Emanuely, que sempre o acompanha nos dias de gravação. "Ter pessoas que acreditam no projeto faz toda a diferença, motiva e me ajuda a continuar".

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.