A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 24 de Maio de 2019

06/11/2018 08:10

Fotos são retribuição de Priscila a tantos álbuns guardados pelos bisavós

Amor de Aníbal e Maria foi registrado pelo olhar da bisneta, criada como filha pelos dois

Thaís Pimenta
O relógio de bolso foi adquirido por Aníbal há cerca de 2 meses. (Foto: Priscila Vatanabe)O relógio de bolso foi adquirido por Aníbal há cerca de 2 meses. (Foto: Priscila Vatanabe)

Priscila Maria Lima Vatanabe, de 25 anos, é dentista, mas desde pequena assumiu o cargo de fotógrafa da família. Criada pelos bisavós, Aníbal Pereira de Lima e Maria Fontoura de Lima, é privilegiada por hoje ter em mãos memórias fotográficas de quando criança, de todos os aniversários, guardadas com muito zelo pelos dois "anjos" de sua vida. E para retribuir e deixar registrado a importância dos bisavós para ela que registra do próprio celular o amor responsável por sustentar a família de Priscila.

Com um olhar sensível, a dentista retrata o sentimento puro dos bisavós, casados há 65 anos e namorados desde 1951. Exemplo para a relação com o esposo Marcos, ela diz que Aníbal e Maria vivem um relacionamento que serve de base para toda a família.

"Eles se conheceram em uma roda de amigos. Meu bisavô tinha uma paquera na época, já para minha bisa ele foi o primeiro namorado. Quando ele a conheceu se apaixonou e então já a pediu em casamento. Na época, eles namoravam na paquera, com troca de olhares".

Na fachada da casa em que moram juntos. (Foto: Priscila Vatanabe)Na fachada da casa em que moram juntos. (Foto: Priscila Vatanabe)

O amor verdadeiro dos dois sempre se manteve presente nos detalhes. "Eles não são de grude e beijos, mas estão sempre juntos. Meu avô faz questão de sempre deixar um pouquinho do que ele come e dar pra ela. Por exemplo, o mexido de feijão que ele faz, sempre deixa um pouco pra ela. Se vai tomar um suco, leva um copo pra ela, essas coisas são detalhes".

Duas palavras são fortaleza para Priscila: simplicidade e cuidado. Mantras passados como ensinamentos para a bisneta sempre presente.

E foi quando Maria descobriu um câncer na tireoide que a bisneta provou honrar as duas palavras ensinadas à ela. "Desde pequena tive minha bisa por perto. Quando ela se mudou de Rondônia para Campo Grande para tratar de um câncer resolvi vir junto para cuida dela. Devolver o cuidado que ela sempre teve por mim e já fazem 10 anos que estamos aqui".

Junto do esposo - adotado como filho por Aníbal e Maria - os quatro vivem aventuras e moram juntos desde que Marcos veio para a Capital. Parceiros, programam uma viagem de carro para visitar os familiares em Rondonópolis no fim do ano, já no terceiro ano seguido que fazem estes programas em família. 

Priscila, Maria, o esposo, Marcos, e o bisavô Aníbal na festa de  81 anos da bisavó. (Foto: Priscila Vatanabe)Priscila, Maria, o esposo, Marcos, e o bisavô Aníbal na festa de 81 anos da bisavó. (Foto: Priscila Vatanabe)

"Nós moramos juntos os quatro porque hoje eles não tem mais condições de morarem sozinhos. Estamos aqui por conta da estrutura médica e da qualidade de vida".

Mesmo com problemas no coração e dificuldade de locomoção, Priscila tirou uma tarde de domingo para fotografá-los na Praça do Itanhangá, e fez um verdadeiro book dos seus maiores exemplos. 

"Fizemos as fotos em cerca de uma hora. Não foi fácil, eu peguei um com a cadeira de rodas, posicionei no local, depois voltei pro carro para pegar o outro, mas o resultado valeu a pena, eles gostam".

Nas imagens, o buquê, simbolizando o amor presente até hoje na união. O relógio de bolso era um sonho de consumo de Aníbal, que finalmente encontrou o modelo tão sonhado, há cerca de dois meses, e quis trazer para a bisneta fotografar.

Buquê simboliza amor dos dois. (Foto: Priscila Vatanabe)Buquê simboliza amor dos dois. (Foto: Priscila Vatanabe)
Detalhes, nas mãos dadas, mostram que relacionamento mantem o respeito. (Foto: Priscila Vatanabe)Detalhes, nas mãos dadas, mostram que relacionamento mantem o respeito. (Foto: Priscila Vatanabe)

A fotografia é uma paixão da dentista, um hobby. Em aniversários da família e datas comemorativas, Priscila sempre está com o celular a postos. As fotos dos bisavós são a oportunidade de unir os dois amores em um só momento.

A viagem de carro será a oportunidade perfeita de fazer mais um ensaio com os dois. "Espero conseguir passar um pouco desse sentimento que nutro pelos dois nas fotos que faço".

Religiosos, os quatro acreditam que a forte ligação se deu por conta da criação em conjunto mas, principalmente, porque "Deus sabe de todas as coisas". "No passado eles cuidaram de mim, hoje sou eu quem cuido deles, é assim a vida".

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Book dos bisavós foi feito na Praça do Itanhangá em cerca de uma hora de clicks. (Foto: Priscila Vatanabe)Book dos bisavós foi feito na Praça do Itanhangá em cerca de uma hora de clicks. (Foto: Priscila Vatanabe)



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.