ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Ipê que faz sucesso na Guaicurus é recomeço para homem que plantou a árvore

Thailla Torres | 24/08/2016 08:23
Ipê tem um significado importante na vida do seu José. (Foto: Fernando Antunes)
Ipê tem um significado importante na vida do seu José. (Foto: Fernando Antunes)

Seu José Geraldo Barcos, de 55 anos, é daqueles que tem amor pela vida. Ser feliz ao lado da família e assistir todo o ano o florescer da árvore que plantou em 1991 tem o mesmo sentido para ele. Mas agora, o ipê amarelo na Avenida Guaicurus, região sul da Cidade, corre o risco de cair. 

A árvore enorme foi plantada em um dos terrenos que José comprou assim que chegou a Campo Grande. Ele é do Paraná e depois de muito tempo de passagem por aqui, durante as viagens que fazia como caminhoneiro, escolheu a região para ficar de vez e recomeçar a vida.

"Aqui a gente tem uma vida melhor e mais oportunidade. No Paraná, a gente não tinha muito serviço e aqui eu via que era uma cidade melhor para gente morar. Toda vez que eu passava por aqui, pensava em morar", comenta.

Mesmo com poucas flores, o ipê ainda não perdeu o encanto. (Foto: Fernando Antunes)
Mesmo com poucas flores, o ipê ainda não perdeu o encanto. (Foto: Fernando Antunes)

De mudança feita, começou do zero em Mato Grosso do Sul. Assim que chegou, foi morar na Avenida Guaicurus, começou a trabalhar com a limpeza de terrenos e com o tempo montou uma loja pequena de materiais de construção. 

Com a primeira economia que conseguiu fazer, comprou um terreno na avenida. Ele já plantou mais de 10 ipês na área de 3 mil metros quadrados, mas só o que fica de frente para a Guaicurus é que o floresce todo ano e faz sucesso.

"Sempre achei o ipê bonito, quando eu cheguei, ele foi o primeiro. Eu cuido porque pra mim ele significa o nosso começo. É a vida que eu também cuido", se orgulha.

Cheio de simplicidade, o sorriso é satisfação quando vê as pessoas admiradas. "Elas admiram, tiram foto e quando tá bem cheio de flor, tem gente que até passa devagarinho só pra ficar olhando de tão lindo que ele é", descreve. 

Mas apesar de ser a sensação do lugar nesta época do ano, muita gente coloca a árvore em risco. "Eu já coloquei cercado para não entrarem no terreno mas me roubaram. Tem gente que vem e tira as lascas da árvore, machuca... Não sei se é para remédio, mas temos que cuidar das nossas árvores. Eu cuido porque é lindo e fui eu que plantei, não aceito que estrague e nem derrube", diz o morador.

Recentemente, José recebeu a notícia que será aberta uma rua na divisa com o terreno e logo veio o desespero. "Fiquei com medo de cortarem a árvore, eu não ia deixar, mas me falaram que não vai ser exatamente aqui. Derrubaram só outras que eu plantei mais pra lá", diz apontando para região. 

Sem interesse nenhum de vender o terreno, apesar da valorização da área, tudo que ele quer é continuar cuidando das árvores. "Já plantei pitanga e jabuticaba, mas o ipê eu não deixo ninguém levar, é como tirar uma pedaço de mim. Ele é nossa vida aqui", registra. 

Conhece um ipê tão lindo quanto de seu José? Manda pra gente no Facebook.

Olhando de baixo,, é uma mistura de cores. (Foto: Fernando Antunes)
Olhando de baixo,, é uma mistura de cores. (Foto: Fernando Antunes)
E o amarelo encanta. (Foto: Fernando Antunes)
E o amarelo encanta. (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias