ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Jenildo acelerou carro para deixar de viver, mas uma frase mudou tudo

Contra o suicídio, encanador leva o mantra consigo e para quem precisar receber a mensagem

Jéssica Fernandes | 28/09/2021 06:46
Projeto começou em 2019, após Jenildo pensar em cometer suicídio. (Foto: Paulo Francis)
Projeto começou em 2019, após Jenildo pensar em cometer suicídio. (Foto: Paulo Francis)

Respirar fundo três vezes é o lema que Jenildo Lima Andrade, 43 anos, carrega para qualquer lugar que estiver. A frase, por mais simples que pareça, ajudou o mecânico de manutenção domiciliar a colocar a cabeça em ordem e desistir da ideia de cometer suicídio.

O ano era 2019, Jenildo conduzia o carro, quando começou a ter uma forte crise de ansiedade. “Teve um momento que estava tenso, preocupado, com pânico e acelerei o carro para acertar o primeiro poste. Nesse momento, para não tirar minha vida, comecei a praticar respiração profunda”, conta.

Depois desse episódio, o encanador decidiu que estava na hora de começar a aplicar o método diariamente, em qualquer oportunidade que fosse necessária. “Pensei que não poderia esperar que um gatilho me atacasse, porque na próxima, poderia não dar certo. Já tenho histórico de suicídio na família, então, passei a desacelerar o corpo e a mente”, comenta.

Encanador vestindo camiseta que estampa técnica utilizada em qualquer situação do cotidiano. (Foto: Paulo Francis)
Encanador vestindo camiseta que estampa técnica utilizada em qualquer situação do cotidiano. (Foto: Paulo Francis)

Engajado em levar para os outros a mensagem que o fez continuar vivo, Jenildo entrega adesivos e pulseiras com a citação “Respire fundo 3X”. Então, se você viu essa frase em algum lugar aleatório da cidade, pode ter certeza que foi ele que a colocou lá.

De acordo com ele, a iniciativa visa ajudar as pessoas a terem esse momento de respirarem fundo, conversarem e pedirem ajuda caso queiram. “A prioridade é despertar o outro a fazer a respiração e as pessoas falam que estavam precisando. É muito comum falarem que tem estresse, ansiedade, depressão. Isso desperta uma conexão de ouvir a pessoa”, fala.

Animado, Jenildo sente que, pouco a pouco, está mudando o mundo e impactando positivamente a vida dos outros com um exemplo simples. Até nos casos mais críticos, que poderiam tirar qualquer um do sério, o homem se mantém firme, respira fundo e surpreende quem está em volta.

No Setembro Amarelo, Jenildo com pulseiras lembra a importância das pessoas pedirem ajuda. (Foto: Paulo Francis)
No Setembro Amarelo, Jenildo com pulseiras lembra a importância das pessoas pedirem ajuda. (Foto: Paulo Francis)

O mecânico de manutenção domiciliar recorda um episódio onde estava no trânsito, quando um veículo bateu na traseira do seu carro. “O cara achou que eu ia ficar nervoso, mas desci do carro e entreguei o adesivo. Ele ficou sem entender e expliquei que era justamente para esses momentos de tensão. Fizemos até uma amizade enquanto esperávamos a polícia”, relata.

Atualmente, Jenildo realiza um curso “Abordagem Integrada da Mente”, que trabalha a questão da imersão do inconsciente e contribui com a melhora de transtornos como ansiedade, depressão, borderline, pânico, bipolaridade e outras questões psicológicas.

Apaixonado por livros, ele sempre está lendo alguns dos escritores Paulo Vieira, Diogo Lara e Augusto Cury. Com o projeto “Respire fundo 3x” e com uma história emocionante, Jenildo sonha com o dia em que vai publicar a própria obra ou virar tema de filme. “Um dia vai sair um livro ou um filme. É engraçada a minha visão, porque é um encanador que não apenas cuida do vazamento hidráulico, mas também do vazamento emocional”, ri.

Ajuda - Nem sempre é fácil tratar o assunto, falando da gravidade do problema, sem aprofundar na prática do suicídio. Mas precisamos falar sobre, dialogar é prevenir.

Em Campo Grande, o Grupo Amor Vida (GAV) presta um serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise através dos telefones (67) 3383-4112, (67) 99266-6560 (Claro) e (67) 99644-4141 (Vivo), todos sem identificador de chamadas. Ligue sempre que precisar!

Horário de funcionamento das 07:00 às 23:00, inclusive, sábados, domingos e feriados.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias