ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Jornalista Theresa Hilcar lança amanhã livro de crônicas sobre a dor de viver

Luciana Brazil | 18/03/2013 12:58

A jornalista Theresa Hilcar lança amanhã, na livraria Le Parole, o livro “No Fundo do Poço Não Tem Mola”, uma coletânea de crônicas sobre a dor de viver.

A escritora recorra à depressão como patologia e seus aspectos filosóficos e sociais para elaborar o trabalho da Editora Letra Livre, lançado com o apoio do FIC (Fundo de Incentivo à Cultura).

Já é o quarto livro da carreira da jornalista. “É quase um despir-se existencial, um diário que se torna público. No entanto, não espere um livro triste, enfadonho ou induza ao ‘porão do fundo do poço’” avisa o material de divulgação.

Na obra, Thereza fala diretamente às mulheres e tenta desmistificar um tema quase sempre tratado com reservas e sugere a quebra do silêncio e o debate sobre preconceito e os estigmas da doença como forma de exorcizar a dor.

“Há, no entanto, um aspecto nestas crônicas que as torna memoráveis. Theresa Hilcar toca a poesia na medida em que impõe cadência às palavras e que, numa certa medida, obriga-se ao uso de frases curtas, sem excessos, com pouca adjetivação. Desta forma, provoca uma leitura quase que vertical de suas frases, como se fossem versos. Em Perdas e rimas, podemos ler: “Perdi a vez. A paciência. Perdi a oportunidade de calar, de falar. De dar adeus. Perdi a conta, a vontade. Perdi o desejo de ficar, de partir, de estar. Perdi primaveras, outonos, invernos. Odeio verões. Perdi a chamada, a chave, os diários do colégio. Perdi a inocência, a vaidade, o orgulho. Enlouqueci. Perdi o senso, o humor, a piada, o estilo”. Filtra, assim, pela razão, a emoção, o sentimento lírico. A crônica é tanto melhor, quanto mais explore este aspecto, quanto mais revista o cotidiano e suas circunstâncias deste repensar subjetivo e raro”, resume no prefácio da obra a professora Maria Adélia Menegazzo.

O lançamento será das 18h30 às 22h do dia 19 de março, na livraria que fica na rua Euclides da Cunha, 1126.

Nos siga no Google Notícias