A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

02/09/2018 08:38

Miudezas de Manoel de Barros transformam quintal no melhor aniversário de irmãos

Apaixonada pela literatura, mãe leva poesia à festinha das crianças e faz com que o dia se torne mais especial brincando

Thailla Torres
Angelina e Enzo são irmãos, comemoram o aniversário juntos e com a poesia ao lado. (Foto: Paula Cayres) Angelina e Enzo são irmãos, comemoram o aniversário juntos e com a poesia ao lado. (Foto: Paula Cayres)

Em um quintal repleto de cores, a poesia de Manoel de Barros passou boa parte do tempo inspirando convidados em uma festa especial. Advogada e formada em Letras, Fernanda Gomes de Araújo, de 42 anos, foi responsável pelo esforço de transformar em alegria o dia dos filhos. No aniversário deles, no lugar de uma festa sofisticada, que geralmente é mais o sonho dos pais do que dos filhos, ela decidiu fazer do dia dos pequenos um verdadeiro quintal repleto de brincadeiras.

Com tema "Meu quintal é maior que o mundo", a festinha foi regada a um belo jardim, pés descalços, roupas confortáveis e poesia. Palavras e miudezas do poeta estavam nos chapéus, enquanto gravuras e a música de Crianceiras, projeto de Márcio De  Camillo, rolavam soltos pelo quintal.

Cada detalhe foi elaborado e pensado pela mãe Fernanda. (Foto: Paula Cayres) Cada detalhe foi elaborado e pensado pela mãe Fernanda. (Foto: Paula Cayres)
Sobrou espaço para muitos sorrisos. (Foto: Paula Cayres)Sobrou espaço para muitos sorrisos. (Foto: Paula Cayres)
E brincadeiras que toda criança merece. (Foto: Paula Cayres) E brincadeiras que toda criança merece. (Foto: Paula Cayres)

A escolha de inserir poesia na festa dos filhos surgiu há meses. "Pela minha formação em Letras existe um amor pela Literatura e eu sempre tento passar isso de forma lúdica para eles. E Manoel de Barros tem uma singeleza, que é muito característica das crianças".

Festa simples, mas cheia de significado para uma mãe que prioriza a infância. "A memória afetiva que eu tenho das festas é brincando com os meus amigos. No meu tempo, só havia aquele mesa de bolo, docinhos e um parabéns na parede. O restante era diversão, brincadeiras no quintal e muita alegria. Queria que eles tivessem essa memória também", conta Fernanda.

O tema que faz sentido nas palavras do poeta, ganha significado ainda maior na vida das crianças. "Porque quando a criança está na sua casa, o quintal dela é maior que tudo. É naquele quintal que a imaginação dela vai além, ele é a riqueza. Então, busquei na cidade um quintal que trouxesse a singeleza que o próprio Manoel de Barros preza. Bastou o sol lá fora para eles fazerem festa".

No lugar de docinhos sofisticados, festa teve frutas e doces caseiros. (Foto: Paula Cayres) No lugar de docinhos sofisticados, festa teve frutas e doces caseiros. (Foto: Paula Cayres)
De um jeito divertido, copinho com brócolis e tomate cereja virou um super petisco. (Foto: Paula Cayres) De um jeito divertido, copinho com brócolis e tomate cereja virou um super petisco. (Foto: Paula Cayres)
Muitas cores marcaram a festinha de aniversário. (Foto: Paula Cayres) Muitas cores marcaram a festinha de aniversário. (Foto: Paula Cayres)
Sem arcos de balões, a sugestão foi deixar a meninada encher bexiga sozinha. (Foto: Paula Cayres) Sem arcos de balões, a sugestão foi deixar a meninada encher bexiga sozinha. (Foto: Paula Cayres)

Por isso a festa foi dedicada exclusivamente aos pequenos, sem exigência com figurino ou de comportamento. "No convite eu já avisei os pais para que levassem as crianças com roupas de casa, confortáveis, para se sujarem e brincarem à vontade". 

Lo lugar de um buffet lotado de doces confeitados, Fernanda escolheu a comidinha caseira como prato principal. Tinha bolo simples, torta, salada de frutas, gelatina, arroz doce e até copinho de brócolis com tomate cereja que virou petisco divertido na mesa.

A decoração também não foi sofisticada, sem excesso de bexigas e temas de desenhos infantis. A mãe optou pelo colorido, versos de Manoel de Barros nos chapéus e ainda deixou balões à vontade para a criança pegar e encher. "Hoje as crianças são muito temáticas, mas esquecem que a delícia da festa de aniversário é brincar sem ver o tempo passar. Até o processo de encher bexiga está se perdendo com o tempo".

Fernanda contratou o Grupo Casa, companhia teatral que nasceu em Campo Grande, para animar a festa de Angelina e Enzo. No lugar de recreadores, foi o teatro que animou a criançada e, fez até adulto voltar a ser criança. "O grupo  apresentou a peça do Trem do Pantanal, a comidinha foi regional, a poesia, então tinha todo o contexto de valorização da nossa região e cultura".

Depois de brincadeiras com farinha, tinta, esconde-esconde, pega-pega, o final da festa foi ainda mais especial. Ao invés de distribuir doces, cada criança pegou seu marshmellow e assou em uma fogueira. "Tem criança que se quer tinha visto uma fogueira na vida. Só não teve água porque no dia o tempo não estava muito bom. Mas eles se divertiram muito e falam que querem brincadeiras na festa até hoje".

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

E teve muita brincadeira divertida, onde a criançada não precisava se preocupar com a roupa. (Foto: Paula Cayres) E teve muita brincadeira divertida, onde a criançada não precisava se preocupar com a roupa. (Foto: Paula Cayres)
No fim da festa, a despedida foi assar marshmallow (Foto: Paula Cayres) No fim da festa, a despedida foi assar marshmallow (Foto: Paula Cayres)
Rolou até brincadeira com farinha. (Foto: Paula Cayres) Rolou até brincadeira com farinha. (Foto: Paula Cayres)
Criança também riu muito com o teatro do Grupo Casa. (Foto: Paula Cayres) Criança também riu muito com o teatro do Grupo Casa. (Foto: Paula Cayres)
Guarda chuva colorido fez parte da decoração. (Foto: Paula Cayres) Guarda chuva colorido fez parte da decoração. (Foto: Paula Cayres)
E poesia de Manoel de Barros transformou o quintal no melhor aniversário de Angelina e Enzo. (Foto: Paula Cayres) E poesia de Manoel de Barros transformou o quintal no melhor aniversário de Angelina e Enzo. (Foto: Paula Cayres)


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.