ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Na padaria, no carro, na vida, não morda a isca do bate-boca eleitoral gratuito

Para sobreviver com dignidade nesse mar de gente enlouquecida, o mais saudável é nadar contra a corrente.

Ângela Kempfer | 10/10/2018 09:26
Como o peixe que morre pela boca, o momento é de muita gente louca puxando briga e os tolos mordendo a isca.
Como o peixe que morre pela boca, o momento é de muita gente louca puxando briga e os tolos mordendo a isca.

A guerra civil já começou e a arma é a impaciência. O pãozinho na chapa de manhã, quando chega frio à mesa, é motivo suficiente para a artilharia pesada. Um “quase” atropelamento no trânsito então...é capaz de gerar granadas de histeria coletiva. Nas ruas de Campo Grande ou de qualquer outro lugar do Brasil, a única bandeira branca possível hoje é a paciência.

No fim do ano passado, quando as coisas já estavam bem nervosas, em uma formatura de Direito ouvi de um dos professores o melhor conselho dessas eleições: “Não morda a isca”. Gente doutrinada não muda de ideia e melhor que ter razão é exercitar a sabedoria.

Complicado é resistir a esse pesque e solte. Os trogloditas andam por aí puxando briga e os tolos morrem pela boca. O esquema “morde a isca e volta para a água corrente” transforma a rotina em manicômio.

E os relatos de como o jogo saiu do controle são diários, com fatos triviais que viram batalha entre desconhecidos ou gente, até então, muito próxima. 

Um dia na trincheira - Logo cedo, escuto o relato da briga em padaria do Carandá Bosque envolvendo publicitária e advogado, dois eleitores em lados opostos politicamente, disputando o voto de um dos funcionários, com direito a gritos e palavras de ordem. 

Depois, ao virar uma esquina na Rua Euclides da Cunha, com sinal verde, aberto, e em baixa velocidade, a cena é de uma mulher “triscando” em um pedestre que atravessa na faixa de segurança. Ele está certo. Ela errada, claro. 

Apesar de nenhum ferido e do “errar é humano”, a "vítima" ganha potência com palavras de ordem no meio do cruzamento, tira fotos, faz vídeo. Porque, afinal, em tempos de discursos de honestidade e perfeição, qualquer erro é munição impossível de desperdiçar.

Ao invés de responder com desaforos, ela pede desculpas. O homem se acalma e "perdoa". Mas ao redor, gente de todo tipo esbraveja porque o personagem da vez é o de defensor da ética e dos bons costumes na véspera do 2º turno.

No mesmo dia, a filha leva um tiro no coração ao pedir ajuda ao pai para pegar a neta na escola, como ocorre uma vez por semana, religiosamente. A resposta tem o efeito de bala perdida: “Por que você não pede para os seus amigos LGBT?” (isso aconteceu comigo!). 

Nessa guerra civil, não há chance de debate sério. A ditadura do maniqueismo se instalou no Brasil. Não há outro tom disponível na paleta de cores entre o amarelo e o vermelho. 

Para sobreviver com dignidade nesse mar de gente enlouquecida, o mais saudável é nadar contra a corrente.  

Daniel Miranda, professor do curso de Ciências Sociais da UFMS e doutor em Ciências Políticas reforça que  "está tudo muito aflorado". Na avaliação dele, "as pessoas transportaram sentimentos para o campo da política de uma forma muito intensa. O problema começa com os candidatos que acabam incendiando o coração das pessoas".

A rede social influencia e, para quem não quer briga, a tendência é se isolar, excluir, bloquear ou colocar no modo "soneca". Mas Daniel acha importante o debate, desde que seja sério. "É positivo que as pessoas estejam se colocando na política, uma pena que há tantas noticias falsas e isso perturba as discussões. É bacana que estejam mobilizadas, isso de certa forma torna o cidadão mais consciente".

Para não morder a isca e transformar o que pode ser produtivo em algo tóxico, ele aconselha: "Se você percebe que a pessoa vem com uma visão alimentada e não vai mudar, que é difícil contrapor naquele momento, é melhor abrir mão da conversa. A primeira estratégia para não se envolver em um bate-boca é perceber se a pessoa está disposta a expor a opinião e ouvir o outro lado, senão essa conversa é realmente uma perda de tempo."

Em mais uma tarde de jogo de damas e conversa fiada na Praça Ary Coelho, Raimundo Carlos Sobrinho, de 75 anos, é sabedoria popular de quem já viveu muito. “Eu nunca me envolvi em confusão. Se o cara está caçando briga eu saio de perto para viver um dia a mais. Briga não vale para nós e nem para os políticos. Está bravo? Afasta um pouquinho, acalma e depois segue adiante", ensina.

Nos siga no Google Notícias