ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Comportamento

No Ramadã, quebra de jejum tem encontro familiar e sopas típicas

Em Campo Grande, Jamila prepara refeições típicas do Brasil, mas charuto e kibe não podem faltar

Por Jéssica Fernandes | 12/03/2024 06:55
Jamila Ghandour Taha segura um dos pratos típicos que faz. (Foto: Arquivo pessoal)
Jamila Ghandour Taha segura um dos pratos típicos que faz. (Foto: Arquivo pessoal)

O Ramadã, mês sagrado para os mulçumanos marcado por jejuns e orações, já começou e termina em 23 de abril. Até lá, os praticantes devem ficar sem consumir qualquer tipo de alimento e bebida do nascer ao pôr do sol. A tradição pode parecer difícil para alguns, mas é com a perspectiva de que ‘nada é impossível para Deus’ que Jamila Ghandour Taha, de 62 anos, e seus familiares vivem mais um Ramadã em Campo Grande.

O Lado B conversou com a empresária que falou sobre a tradição e, principalmente, quais são os pratos típicos consumidos na quebra de jejum.

Durante o Ramadã é costume que a primeira refeição do dia seja feita na companhia de familiares. Apesar da correria do cotidiano, Jamila comenta que nos próximos dias todos os filhos e noras irão se encontrar diariamente na casa dela e do esposo. “Todo mundo trabalha o ano inteiro, mas o Ramadã é o único mês onde a família inteira se reúne, quebra o jejum juntos, é um mês sagrado”, destaca.

Família da empresária reunida para a quebra de jejum. (Foto: Arquivo pessoal)
Família da empresária reunida para a quebra de jejum. (Foto: Arquivo pessoal)

Na quebra de jejum, que ocorre depois do pôr do sol, a refeição não segue um padrão. Segundo Jamila, os pratos podem variar conforme as condições financeiras de cada família. No exemplo dela, os pratos são uma mistura de culinária àrabe e brasileira.

Para ‘não pesar o estômago’, a quebra do jejum começa pelas tâmaras e um pouco de água ou suco. Após comer a fruta e ingerir a bebida, Jamila explica que é servido um prato quente acompanhado por uma salada. “Sempre tem que ter uma sopa ou caldo e sempre com a famosa fattoush e ou tabule. O fattoush é uma salada que tem pepino, alface, rabanete e tomate. É uma salada completa”, explica.

Depois das frutas, caldo e salada, a refeição é completada por outros pratos. “Quando quebra o jejum você pode se alimentar bem de tudo e de tudo que você quiser”, afirma. Para os filhos, esposo e noras, ela gosta de preparar pratos típicos do Brasil e sem esquecer de outros tradicionais da cultura.  “Uma esfiha, kibe, charuto nunca podem faltar”, completa.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

No ramadã, o jejum não se aplica a determinados grupos. Pessoas que estão doentes, grávidas, amamentando e mulheres no período de ciclo menstrual não precisam ficar sem se alimentar. No último caso, das mulheres que estão no período menstrual, elas devem fazer o jejum depois.

Além do jejum, o Ramadã é marcado pelas orações e pedidos. Neste ano, o mês sagrado tem como pano de fundo o conflito entre Israel e Hamas. Em Campo Grande, a comunidade muçulmana também está unida pedindo pela paz e resolução do conflito.

“Todo noite fazemos a reza pedindo que Deus proteja os necessitados, cuide dos doentes. A paz é em primeiro lugar. Isso que prevalece para a gente”, pontua.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias