ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Perto dos 70 anos, Tetê revela como ser feliz sem perder a leveza

Cantora fala sobre relação com a velhice, carreira e que o mais importante é cuidar da espiritualidade

Por Jéssica Fernandes | 08/03/2024 07:55
Tetê Espíndola volta a viver auge da carreira próxima dos 70 anos. (Foto: Arquivo pessoal)
Tetê Espíndola volta a viver auge da carreira próxima dos 70 anos. (Foto: Arquivo pessoal)

Mulher, sul-mato-grossense, cantora, multi instrumentista e quase ‘setentona’, Tetê Espíndola é a figura feminina do momento no Brasil. Vivendo uma das melhores fases da vida, a artista está com a cabeça ‘a mil’ de projetos que faz questão de manter em segredo por ora. Nessa agenda corrida, ela reservou tempo para conversar com o Lado B no Dia Internacional da Mulher.

Dona de uma voz singular e marcante, Tetê vê o sucesso bater na porta novamente décadas após vencer o Festival dos Festivais da Rede Globo, em 1985. Na época, a dona de ‘Escritos nas Estrelas’ não imaginava que iria conquistar uma nova geração com a mesma canção.

Em 2023, ela conversou com o Lado B sobre a música ter voltado a repercutir nas rádios e pela primeira vez em redes sociais, como Tik Tok. Agora, ela fala sobre a chegada dos 70 anos, juventude, velhice e a intensidade da vida.

Dia 11, Tetê completa mais um ano de vida e em 2024 o aniversário será especial por várias razões. Com a experiência que só a passagem dos anos é capaz de conceder, a cantora fala que dessa vez encara tudo de forma diferente da primeira.

“É maravilhoso estar coincidindo com esse sucesso novamente. Ele bateu de novo na minha porta e eu com 70. Na época do festival tinha 31, é uma diferença muito grande de idade. Nesse momento a gente fica mais sábia, intuitiva, fica muito melhor de cabeça”, comenta.

Durante o telefone, do outro lado da linha, fica evidente o lado sábio da cantora. Diferente de muitas pessoas que renegam a própria idade, Tetê se despede dos 69 anos para receber os 70 anos de braços abertos e com uma leveza admirável.

Como a cabeça vai bem e emocionalmente está melhor ainda, ela faz questão de cuidar do corpo, da ‘máquina’, que inevitavelmente não deixa de sentir os efeitos do tempo. “Eu acho que 70 anos é um momento crucial, tem que dar uma atenção especial para o corpo e isso que estou tentando de uns anos para cá”, afirma.

Entre tentativas e acertos, a cantora descobriu a própria ‘rotina do bem’. Algo essencial que aprendeu conforme ficou mais velha, a rotina do corpo, espiritual e até da comida regem o dia a dia dela. Embora seja difícil manter, Tetê faz isso independente dos compromissos da agenda.

Enquanto muita mulher se intitula como ‘velha’ e coloca barreiras em si por conta da idade, a cantora compartilha que é importante não só aceitar, mas conviver com isso. “A coisa mais natural do mundo é envelhecer, a pessoa tem que se preocupar em viver a vida intensamente, a vida é agora. Por isso cheguei aos 70, porque vivi o agora o tempo todo”, comenta.

Além de viver um dia de cada vez, a artista conta que a espiritualidade foi uma aliada durante a trajetória. “As mulheres têm que parar de se preocupar com beleza física e pensar mais espiritualmente, essa coisa espiritual é o que segura a onda da velhice”, pontua.

Até o final de 2024, a cantora está com todos os planos da carreira no eixo e fluindo conforme o planejado. Apesar de estar com um álbum encaminhado, Tetê prefere não entrar em detalhes sobre o mesmo, mas traz uma novidade. “Eu tenho um single para ser lançado até o final do mês”, declara.

Agora, ela está focada em cumprir a agenda de shows começando pelo que acontece neste dia 8 de março, no Sesc Guarulhos. Com canções de Arnaldo Black o show "As Estrelas que Você Colheu pra Mim" traz algumas músicas inéditas, como “Irmã” uma valsa deslumbrante com letra de Chico César, além do grande sucesso "Escrito Nas Estrelas".

Já no dia 12 de março, a compositora se apresenta na Casa de Francisca e dia 15 de abril na Dona, ambos em São Paulo. Em breve, a artista deve anunciar datas de shows em Campo Grande.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias