Professora e artesã de MS, Luana disputa coroa de Miss Brasil 2026
Aos 24 anos, jovem compete pelo título entregue por Jéssica Pedroso no dia 31 de janeiro, em Brasília
Luana Alves Businaro está na disputa pelo título de Miss Brasil 2026. Direto de Bataguassu, a jovem de 24 anos representará Mato Grosso do Sul na 63ª competição, em Brasília. O evento acontece no dia 31 de janeiro e vai definir não apenas quem ficará com a coroa, mas também a representante brasileira no Miss Universo.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Luana Alves Businaro, professora e artesã de 24 anos de Bataguassu (MS), disputará o título de Miss Brasil 2026 em Brasília, no dia 31 de janeiro. A vencedora do concurso estadual em 2025 representará Mato Grosso do Sul na 63ª edição do evento nacional. Além de atuar como professora de informática, Luana é empreendedora e possui marca própria de bolsas artesanais. A miss também desenvolve um aplicativo para identificar hipersensibilidade em crianças autistas. Em 2023, ela já havia representado o estado no Miss Continente Brasil.
Ela afirma que carrega com orgulho as raízes de onde vem, que ajudaram a moldar a mulher determinada, forte e sensível que ela se considera. Luana conta que, em 2025, venceu o concurso que garantiu o direito de representar o Estado e que costurou o próprio vestido usado na data.
A costura, inclusive, está diretamente ligada à sua trajetória. Apesar de atuar como professora de informática e ser técnica em ciência da computação, foi na costura que enxergou um novo caminho. Em 2022, criou a própria marca de bolsas artesanais, feitas com material sintético, e é ela mesma quem costura cada peça.
“Elas celebram a autonomia, a criatividade e a força do trabalho feminino. Também sou desenvolvedora de um aplicativo capaz de identificar a hipersensibilidade em crianças do espectro autista. O projeto segue em desenvolvimento, mas quero promover a inclusão e ajudar na causa autista”, afirma.
Confira a galeria de imagens:
Em 2023, Luana já havia representado Mato Grosso do Sul no Miss Continente Brasil, experiência que contribuiu para sua trajetória até a atual disputa. O Miss Brasil terá transmissão ao vivo pelo canal CNB no YouTube. A vencedora será coroada por Jéssica Pedroso e representará o país no 73º Miss Mundo.









