ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Tereré é eleito Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco

O pedido foi feito pelo Ministério da Cultura do Paraguai em 2019; eleição só foi realizada nesta quinta-feira (17)

Lucas Mamédio | 17/12/2020 14:20
O pedido para inclusão do tereré na lista foi feito pelo Paraguai (Foto: Arquivo Pessoal)
O pedido para inclusão do tereré na lista foi feito pelo Paraguai (Foto: Arquivo Pessoal)

Nosso famoso tereré foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade nesta quinta-feira (17) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Reunido por videoconferência, o Comitê de Patrimônio da Unesco, sob a presidência da Jamaica, aprovou o expediente proposto pelo Paraguai. É o primeiro patrimônio imaterial que o Paraguai consegue incluir na lista.

O programa, denominado Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (ICP), foi instituído em 2008, com a entrada em vigor da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Em março de 2019, a Comissão de Salvaguarda do PCI, chefiada pela Secretaria Nacional da Cultura (SNC), aprovou a promoção da candidatura junto à Unesco, dando início ao processo de imediato, com o apoio de todos os setores envolvidos.

Publicação da Unesco (Foto: Reprodução/Unesco)
Publicação da Unesco (Foto: Reprodução/Unesco)

A indicação, denominada “Práticas Tradicionais e Saberes Tereré na cultura Pohã Ñana. Bebida ancestral Guarani no Paraguai”, não só inclui a cultura do consumo, mas também enfatiza as pessoas que estão envolvidas na produção, comercialização, usufruto e transmissão da tradição que corre de geração em geração.

Conquista histórica – "Comemoramos a conquista histórica que significa a declaração como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (PCI) às 'Práticas Tradicionais e Saberes dos Tereré na Cultura da Pohã Ñana, uma bebida Guarani ancestral do Paraguai' pela UNESCO”, disse o ministro da Cultura, Rubén Capdevila, por meio das redes sociais, logo após o comunicado.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias