ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Tio foi dado como morto há 44 anos e reapareceu por sorte nas mãos de sobrinho

Foi graças a curiosidade Thiago que a história teve um final feliz para a família

Thailla Torres | 02/08/2017 06:05
Thiago ao lado da tia que não via o irmão (Jandir)
desaparecido há 44 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Thiago ao lado da tia que não via o irmão (Jandir) desaparecido há 44 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Em Sidrolândia vive Jandir, de 74 anos, que há muito tempo sofria com a ausência da família e chegou a ser dado como morto. Na Bahia, está dona Elidia, de 94 anos, que há mais de quatro décadas não tinha notícias do filho. No meio deles fica o neto dela, que graças a sua profissão conseguiu reencontrar Jandir por sorte, em uma dessas grandes coincidências da vida. 

O desfecho dessa história marcada pela saudade ocorreu na semana passada. Thiago Nunes Fernandes, de 26 anos, é advogado e atualmente assessor de gabinete da Segunda Vara Cível em Sidrolândia, a 68 quilômetros de Campo Grande. Ele cresceu ouvindo da mãe o relato sobre um tio desaparecido. "Era o sonho da família abraçá-lo novamente", diz.

Thiago não pensava mais na história, até a chegada de uma carta precatória referente a processo em Camapuã. No papel, um nome chamou atenção do rapaz, com o pedido de reconhecimento de paternidade envolvendo Jandir Nunes Mamã.

Retrato de Jandir na adolescência. (Foto: Arquivo Pessoal)
Retrato de Jandir na adolescência. (Foto: Arquivo Pessoal)

O sobrenome levou Thiago a detalhar o processo e tirar suas conclusões sobre o paradeiro do tio sumido há 44 anos. "Poderia não ser o que eu pensava, mas algo me dizia que era ele. O nome é diferente, a história, confirmei os nomes dos meus avós e naquele momento liguei os pontos de que era meu tio desaparecido e que ele nunca esteve morto como minha avó chegou a pensar", conta o advogado.

Naquele dia, Thiago e sua mãe foram até o endereço de Jandir, mas não o encontraram. A resposta é que ele morava distante, em uma chácara. Mesmo assim a família continuou atrás e antes do tão esperado encontro, a emoção tomou conta.

"Não esperamos muito tempo. Encontramos a chácara onde ele mora, cheguei, me apresentei e em seguida ele ficou muito emocionado quando olhou para minha mãe, que é sua irmã", descreve. 

Jandir leva uma vida simples depois de tantos anos trabalhando em lavoura. Por telefone, a voz embargada pelo choro, denuncia a comoção em rever a família. "Não sei nem como descrever. Eu já não esperava mais encontrar alguém. Estou até agora sem acreditar", diz.

O aposentado lembra que deixou a família quando morava em Cascavel, no Paraná, depois um vida difícil conduzida pelo álcool. "Eu era adolescente e me joguei na vida. Bebia demais e nunca sobrava dinheiro para ir embora. Um dia sumi, nunca dei endereço ou voltei para ver minha família. Fui para o norte e depois vim para Mato Grosso do Sul, mas sinto muito por toda essa distância".

Jandir e a irmã Natalia. (Foto: Arquivo Pessoal)
Jandir e a irmã Natalia. (Foto: Arquivo Pessoal)
Um abraço apertado no reencontro. (Foto: Arquivo Pessoal)
Um abraço apertado no reencontro. (Foto: Arquivo Pessoal)

Jandir agora comemora mais de 12 anos longe da bebida e o cigarro. "Hoje estou bem, mais saudável e levando minha vida. Mas eu não achava que agora iria encontrar todo mundo. Só falta abraçar a minha mãe".

Thiago descreve que a avó de 94 anos mora na Bahia e não tem condições de fazer uma viagem para rever o filho. Mas o rapaz não mediu esforços para proporcionar o reencontro que promete ser emocionante. "Consegui arrecadar valores suficientes para levar ele até a Bahia e reencontrar a minha avó. Ela já sabe que ele está vivo, mas um abraço será uma nova vida", acredita o neto.

Entre eles, o clima agora é de ansiedade, com misto de alegria, principalmente no coração de Thiago que não dá espaço para o acaso nessa história. "Sinceramente? Eu tive a certeza que não foi sorte. Acredito que foi Deus que me colocou no caminho para que ninguém da família terminasse a vida sem ver o meu tio. É uma alegria imensa ver ele bem e feliz", descreve.

Depois de tanto tempo, Jandir está de coração satisfeito. "Agora minha irmã está aqui, fazendo bolo e estamos conversando, porque precisamos matar a saudade. Daqui pra frente, continuaremos sempre como família e também não vejo a hora de olhar para minha mãe, e pedir desculpas por toda minha ausência", declara Jandir.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias