ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Voo direto da Capital para os EUA em 1992 teve até escada improvisada

Fotos do primeiro voo saindo de Campo Grande para Miami resgata pedaço esquecido da nossa história

Lucas Mamédio | 03/05/2021 07:48
passageiros em frente ao avião em 9 de julho de julho de 1991 (Foto: André Duailib)
passageiros em frente ao avião em 9 de julho de julho de 1991 (Foto: André Duailib)

É comum o campo-grandense se frustrar com a quantidade de escalas necessárias para chegar a seu destino. Isso porque estando em uma parte menos populosa e geograficamente não tão privilegiada do país, os voos costumam parar em outras cidades maiores.

Isso acontece quando viajamos dentro do próprio país, imagina para fora. Ir para os EUA é uma verdadeira peregrinação por aeroportos mundo afora.

E se eu te falar que nem sempre foi assim, que já tivemos alguns voos que saíram direto da capital morena para Miami, por exemplo. É sim, tem um pedacinho da nossa história perdido que mostra exatamente essa experiência.

Aeronave pronta para decolar em 1992 em Campo Grande (Foto: André Duailib)
Aeronave pronta para decolar em 1992 em Campo Grande (Foto: André Duailib)

Duas fotos de André Duailib, fotógrafo especializado em aviação, resgatadas por meio de sua página no Instagram, mostram o primeiro voo direto de Campo Grande para os Esatdos Unidos, realizado e 9 de julho de 1992.

As fotos mostram o avião pronto para decolar e também momentos antes, com passageiros todos a sua frente e uma grande faixa com os dizeres:

“Congratula-se com as agências de turismo de Mato Grosso do Sul pela realização do 1° voo para Miami desfrutar as maravilhas do reino mágico Disney World”

O responsável pela proeza, que nunca mais foi repetida por outras pessoas, diga-se de passagem, foi o empresário dono de uma agência de turismo em Campo Grande, Wilson Berton.

Wilson a frente e camisa xadrez antes de embarcar no voo da Vasp (Foto: Arquivo Pessoal)
Wilson a frente e camisa xadrez antes de embarcar no voo da Vasp (Foto: Arquivo Pessoal)

Ele conta que a ideia surgiu porque havia uma demanda grande e não havia como reservar tantas passagens de uma só vez em voo comercial.

“Fomos até São Paulo para fretar o voo, não houve burocracia, a única exigência é que o pagamento fosse feito adiantado. Foram cerca de 210 passageiros nesse primeiro voo”.

Assim como em Campo Grande, outra agência em Cuiabá fez a mesa coisa. “O mesmo avião, esse da Varig, saiu numa quarta-feira de Cuiabá para Miami, na quinta já estava de volta a Campo Grande para fazer o mesmo trajeto”, lembra Wilson.

Segundo Wilson, todos os passageiros que saíram de Campo Grande eram de Mato Grosso do Sul. “Foi um voo muito gostoso, todo mundo confraternizando, sentíamos que era algo diferente”.

Nos anos seguintes, Wilson ainda fretou outros aeronaves com o mesmo objetivo: ir para Miami e depois à Disney. “Foi mais um voo pela companhia Vasp e outros dois pela americana America TransAir”, totalizando assim quatro voos entre 1992e 1993.

Nesse segundo voo, da Vasp, Wilson lembra de um fato engraçado. “A escada do aeroporto não alcançava o tamanho do avião para embarcarmos, então tivemos que fazer uma escada improvisada de madeira para subirmos na aeronave”.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias