ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

"Xodó" da família, arara Pipoca até dorme na rede junto da filha

Nascida em cativeiro, a fêmea silvestre é regularizada

Raul Delvizio | 27/04/2021 09:46
Maitê faz carinho na sua melhor amiga: a arara-macau Pipoca (Foto: Arquivo Pessoal)
Maitê faz carinho na sua melhor amiga: a arara-macau Pipoca (Foto: Arquivo Pessoal)

Nascida em cativeiro, Pipoca é a fêmea da raça araracanga – conhecida também como arara-macau – que tem penugem multicolorida, mas é natural da Amazônia. Chegou à casa do economista Fernando Abrahão com 45 dias e, desde então, as cenas nas redes sociais despertam paixões e críticas.

Prestes a completar 1 ano de idade, o animal silvestre é o xodó da família, principalmente da filha Maitê, de 5 aninhos. Ao lado da sua melhor amiga e fiel escudeira, as duas até dormem juntas. O problema, admite Fernando, é explicar como um animal silvestre é tratado como pet.

Veja no vídeo:

"É uma relação super amistosa, mas também faz parte umas bicadas de brincadeira. Minha filha já está acostumada", diz.

O economista explica que entrou na lista de espera de um criatório legalizado, isto é, com autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para funcionamento.

E o valor do "presente" para a filha voou alto. "É preciso conhecer todo o histórico do criatório, conferir buscas nas redes sociais e suspeitar principalmente dos preços abaixo do mercado. Geralmente, o valor de uma arara-macau fica em torno de R$ 8 a R$ 12 mil. Preços menores do que estes, desconfie fortemente", sugere.

Ao lado do cachorro de Fernando, arara Pipoca fica "numa boa" – foi treinada para isso (Foto: Arquivo Pessoal)
Ao lado do cachorro de Fernando, arara Pipoca fica "numa boa" – foi treinada para isso (Foto: Arquivo Pessoal)

Sobre as críticas sobre a criação de animais silvestres, Fernando diz que "não existe a possibilidade desse animal voltar à natureza por conta própria".

"Ela foi nascida, criada e treinada em um ambiente completamente cheio de humanos. Quando visitas aqui em casa questionam isso, eu sempre tento mostrar minha relação com o animal, que é de empatia. Pipoca é livre para voar quando quiser, mas diferente de uma ave 100% selvagem, ao chamá-la ela decide por voltar aos meus braços. É a mesma coisa que ter um cachorro ou gato em casa, porém esses animais são domesticados há séculos", justifica.

E o que os vizinhos dizem? "Como toda arara, ela também grita em determinados momentos, principalmente de manhã bem cedo. Mas, no caso de Pipoca, ela foi treinada a ser menos 'escandalosa'. Claro que, vez ou outra, ao chegar em casa e me encontrar, ela dá uns berros em invés de latir ou abanar o rabo de alegria como um cachorro faria", diz o "dono".



É preciso explicar. "Dono" pois, segundo a lei, Fernando é o fiel depositário do animal e não tem "propriedade" sobre a ave – por mais que tenha pagado por isso.

Assim sendo, as várias papeladas que tem, entre nota fiscal, comprovantes de origem e até a GTA (guia de transporte animal) para Campo Grande, o autorizam como "responsável" de Pipoca. Caso a fiscalização bata na porta de casa e os documentos não sejam condizentes, a ave é passível de ser retirada de sua "estada".

Maitê segura um pedaço de biscoito de polvilho junto da sua fiel escudeira, Pipoca (Foto: Arquivo Pessoal)
Maitê segura um pedaço de biscoito de polvilho junto da sua fiel escudeira, Pipoca (Foto: Arquivo Pessoal)

Sobre o medo de sua ave voar para longe e nunca mais voltar, ele desconsidera. "As araras são monogâmicas e por isso não trocam de pares. Elas sempre andam em grupos fechados sem se misturarem. Então, não aconteceria esse tipo de risco com Pipoca. O que me preocupa, porém, é o fato dela estar numa zona urbana, onde até os fios de alta tensão podem ser fatais. Mas isso é um risco que eu corro por ter ela", finaliza.

Fernando não pode precisar quanto tempo terá Pipoca ao seu lado, assim como a "amiga" de sua filha, mas se depender da raça araracanga é provável que seja "por pouco tempo", brinca. Em média, uma arara-macau vive de 50 a 80 anos.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias