ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Há 32 anos aniversário mobiliza amigos e já há fila de doações para a próxima festa

Ângela Kempfer | 25/01/2012 16:16
O aniversariante Orizon, de camiseta branca, recebe os amigos na chácara da família.
O aniversariante Orizon, de camiseta branca, recebe os amigos na chácara da família.

É uma festança para mais de 500 pessoas, com churrasco e bebida à vontade. Um presente de aniversário dos amigos a Orizon Rita de Freitas, que por superstição não revela a idade. “Dizem que falar a idade provoca olho gordo”, justifica.

Há 32 anos é assim, sempre no domingo mais próximo ao dia 24 de janeiro, data de nascimento. Funcionário do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, Orizon comemora o aniversário longe, a 500 quilômetros de Campo Grande, na cidade natal - Iturama (MG), na divisa do Estado com Minas Gerais, município com apenas 40 mil habitantes.

O bisavô, coronel Zezinho Queiroz, é um dos fundadores da cidade. Daqui, Orizon leva mais de 30 pessoas, amigos que hoje são autoridades, como o conselheiro do TCE - José Ancelmo dos Santos,os prefeitos de Paranaíba – Zé Braquiaria e o de Chapadão do Sul – Jocelito Krug, e também prefeitos da região, de 4 cidades mineiras próximas.

Zé Braquiaria,por exemplo, comparece há seis anos. “Faço questão. Além de ser uma festa muito boa, é um momento de reunião dos amigos e ele é uma pessoa especial”.

Além de Orizon, o pai de 83 anos e a mãe de 81 são as figuras mais ilustres do aniversário.

Franquilino Freitas e Celina Tiago de Freitas tiveram apenas um filho, mas garantiram a festança em família por muitos anos, na chácara do casal.

Devota de Santa Rita, dona Celina quase perdeu o único filho logo depois do parto. Fez promessa, o menino vingou e passou a ter Rita no nome.

Orizon ao lado dos pais.
Orizon ao lado dos pais.

Organização- Já na quarta-feira, 4 dias antes da festa, a cerveja vai para a geladeira, um ritual que integra a organização minunciosa do evento, realizado sob a responsabilidade de coordenadores de diferentes áreas. “Tem o coordenador de bebidas, outro só para a parte de estrutura, outro para recepcionar os convidados e assim vai”, diz Orizon.

O uniforme é para 50 amigos, que literalmente vestem a camiseta pelo aniversariante e ajudam diretamente na organização. “Ter uma camiseta dessas é orgulho”, comenta Tércio Araújo, de 55 anos, secretário de governo em Iturama.

Ele é o “animador” oficial da festa. “Me convidaram na base da brincadeira, mas faz 25 anos”, lembra o coordenador do cerimonial de aniversário.

Tércio guarda todas as 25 camisetas desde o primeiro convite para o aniversário. “Já é a segunda principal festa da cidade, pela tradição”, comenta.

A história começou em 1980, como idéia de 3 amigos mais chegados, já como forma de homenagear Orizon, admirado pela personalidade alegre, tranquila e prestativa. “Não tem quem não goste dele aqui”, diz Tércio.

Ano a ano, a festa foi crescendo e hoje há fila de espera para doações a serem feitas para a próxima comemoração, em 2013. “Já temos garantidas camisetas para os próximos 3 anos. São amigos que também doam vacas e bebidas”.

No primeiro ano, o cardápio foi frango, no segundo uma leitoa e depois o churrasco. Para acompanhar o pacuzinho assado, há pão, farofa bem temperada e vinagrete. “É muito simples, mas uma festa muito gostosa e animada”, diz.

Duplas sertanejas e sanfoneiros de Uberlândia (MG) estão presentes todos os anos, desde o jantar de sexta-feira aos convidados que chegam à cidade, o que antecede o almoço de domingo.

Com tanta homenagem, Orizon diz que dispensa qualquer outro presente. “A presença de todo mundo é o melhor presente que um homem pode ter”, agradece.

A festa é a segunda mais tradicional da cidade.
A festa é a segunda mais tradicional da cidade.
Nos siga no Google Notícias