ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Nem o fast food consegue abalar a preferência pela esfirra tradicional

Ângela Kempfer | 24/01/2012 11:16
Funcionário tira esfirras do forno da Confeitaria Árabe. (Foto: Marlon Ganassin)
Funcionário tira esfirras do forno da Confeitaria Árabe. (Foto: Marlon Ganassin)

As redes de fast food chegaram, mas não adianta. Nada substitui a esfirra (ou esfiha para os árabes) tradicional em Campo Grande, mesmo com preço mais alto que o da concorrência.

“Não gosto de comer plástico. Lá (fast food) não tem gosto. Esfirra boa é a feita pelos árabes”, justifica o comprador assíduo Eriberto Goldin.

Na Confeitaria Árabe, um dos pontos mais tradicionais da cidade, há anos a receita é a mesma e o cuidado com os ingredientes também.

A proprietária, Madeleine Youssef Ibrahim, capricha desde que resolveu abrir as portas, 32 anos atrás. “A esfirra tem de ser molhadinha, mas não ensopada, o charuto também”, recomenda.

Ao deixar o Líbano aos 12 anos, depois de o pai ser morto na revolução de 58, ela não sabia cozinhar, só aprendeu com o casamento, aos 17 anos de idade.

Com o marido, montou a Confeitaria em um barracão deteriorado na 7 de Setembro. Com o tempo foi investindo na reforma, melhorando e hoje o ponto é um dos mais procurados de Campo Grande.

Madeleine abre a cozinha para uma fotografia e o cheiro empolga. Borbulhando, as esfirras abertas saem do forno.

Até hoje, ela mesma escolhe os ingredientes e compra carne sempre do mesmo fornecedor e sem mudar o corte. “Para o quibe cru, só aceito patinho. A esfirra tem de ser carne de primeira com alguma gordurinha”, ensina.

Com a instalação do fast food árabe na cidade, ao contrário do que se imagina, a proprietária diz que passou a receber mais clientes e elogios. “Eu nunca fui, mas meus filhos foram e não gostaram. Os clientes também dizem isso. Comentam que aqui pagam com gosto”.

Nem o fast food consegue abalar a preferência pela esfirra tradicional

Em família - A tradição é envolver toda a família no negócio. Na Confeitaria, trabalham os pais e os dois filhos, em um revezamento de segunda a sábado. Duas quadras depois, também na 7 de Setembro, 5 dos 6 filhos de José Thomaz trabalham no Thomaz Lanches.

A esfirra douradinha tem até recheio de banana com canela. Os sabores foram acrescentados ao longo dos anos, mas a receita também não mudou. Desde 1978, quando a lanchonete era uma portinha de esquina, no cruzamento com a Rui Barbosa.

O lugar vive cheio. “Venho duas vezes por dia. De manhã para tomar o café e de tarde para lanchar. Não tem igual”, comenta Luiz Leopoldo, de 70 anos, que sai do bairro Monte Líbano para comer a esfirra no Thomaz.

Na Dom Aquino, uma portinha ainda é o ponto tradicional da esfirra no Centro. Um pequeno corredor e as estufas recheadas de esfirras são suficientes. “Aqui custa R$ 1,75, no Habib’s é quase a metade do preço, mas aqui é feita em casa, é outro sabor”, justifica a estudante Tainara Felício, de 24 anos.

Na Dom Aquino, esfirra tradicional mudou de dono há 4 anos, mas o salgado continua bem caseiro.
Na Dom Aquino, esfirra tradicional mudou de dono há 4 anos, mas o salgado continua bem caseiro.
Nos siga no Google Notícias