ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 24º

Consumo

Anvisa cancela outras 1.266 pomadas capilares por medida de segurança

Pessoas têm se queixado de intoxicação ocular e até cegueira temporária

Por Ângela Kempfer | 29/12/2023 15:42
Pomadas capilares provocaram lesões oculares em várias regiões do país (Foto: Fabio Rodrigues/ Agência Brasil)
Pomadas capilares provocaram lesões oculares em várias regiões do país (Foto: Fabio Rodrigues/ Agência Brasil)

Em resolução publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária cancelou 1.266 pomadas destinadas à fixação ou modelagem capilar. Desde o início do ano, a Anvisa tem recebido denúncias de intoxicação provocada por esse tipo de produto. são vários relatos de efeitos adversos graves associados ao uso.

A medida entra em vigor imediatamente, proibindo a comercialização. Em nota, a Anvisa explica que duas resoluções anteriores, e setembro e novembro, já haviam cancelado outras 1.741 pomadas.

A partir das novas regras, as pomadas também passam a ser submetidas à avaliação prévia da Anvisa antes de serem disponibilizadas no mercado. Serão canceladas produtos que apresentarem concentração de Ceteareth-20 maior ou igual a 20%, um emulsionante utilizado em cosméticos associado a um maior risco de intoxicação ocular, ou a venda de empresas que tenham, pelo menos, um produto temporariamente associado a evento adverso grave notificado.

No Brasil, a intoxicação ocular já provocou cegueira temporária, ardência intensa, lacrimejamento, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça, especialmente após o contato com água, como durante o banho ou em praias e piscinas.

Em fevereiro, a Anvisa decidiu interditar todos os produtos vendidos no Brasil. À medida que as investigações avançaram, em março, foi publicada uma nova medida cautelar, decidindo manter fora do mercado apenas os produtos específicos ligados aos efeitos graves

Em setembro, a nova resolução da Anvisa estabeleceu normas mais rigorosas em relação a esses produtos. Além da necessidade de registro sanitário prévio, passou a envolver um monitoramento contínuo para o cancelamento de itens que estavam notificados como cosméticos, mas que não atendiam aos requisitos de segurança.

A Agência destaca que apenas os produtos listados como autorizados podem ser fabricados e vendidos, conforme o artigo 9º da RDC 814/2023. O descumprimento dessa norma é considerado uma infração sanitária, sujeita às penalidades da Lei 6.437/1977. Veja a Lista de Pomadas Autorizadas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias