ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 19º

Diversão

1ª Mostra de Arte Transformista de Campo Grande abre inscrições

Mostra abre chamada pública para seleção de artistas transformistas de todo o Brasil

Por Thailla Torres | 19/06/2024 13:56
Artistas do Mato Grosso do Sul podem concorrer às vagas nacionais e regionais enviando uma inscrição para cada categoria.
Artistas do Mato Grosso do Sul podem concorrer às vagas nacionais e regionais enviando uma inscrição para cada categoria.

Campo Grande terá pela primeira vez a Monart (Mostra Nacional de Arte Transformista de Campo Grande), organizada pela equipe da 'Corrida das Drag'. A organização abriu nesta semana chamada pública para seleção de artistas transformistas de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até dia 17 de julho.

A mostra vai reunir transformistas de todas as regiões do país em um dia de evento na Concha Acústica Helena Meirelles, no dia 14 de setembro. A mostra fará parte da programação da DragZona - Festival de Arte LGBTQIAPN+.

“Queremos fazer circular pela cidade de Campo Grande o que temos de mais desenvolvido enquanto arte transformista no País, além de assentar o local da arte transformista dentro das instituições culturais. Acreditamos que a institucionalização dessa arte, movendo-a dos guetos da comunidade LGBT para aparatos culturais, é importante para o reconhecimento de nossa cultura LGBTQIAPN+, como forma de legitimar que há vertentes de arte que surgem através de nós e para nós”, afirma Meri Moraes, uma das idealizadoras do evento.

Serão selecionadas oito apresentações: cinco nacionais, cada uma de uma região diferente do país, e três do Estado de Mato Grosso do Sul, incluindo uma vaga específica para a capital. Além disso, haverá duas atrações convidadas – uma nacional e uma regional – totalizando dez apresentações no evento.

A inscrição deve conter link para portfólio com histórico artístico, link para mídia kit e link para o vídeo do show/performance pretendido, que não precisa ser inédito.

Artistas do Mato Grosso do Sul podem concorrer às vagas nacionais e regionais enviando uma inscrição para cada categoria.

A seleção se dará por meio de análise de portfólio e do show/performance enviado e os critérios de seleção são: originalidade, criatividade e viabilidade técnica de execução e produção.

“Entendemos que a mostra não é uma competição como a Corrida, e também diferente da Corrida, queremos artistas que já trabalham na cena e vem consolidando seu trabalho há algum tempo”, detalha Meri.

Cada selecionado receberá transporte, estadia e refeições durante o período do evento. As apresentações regionais receberão um cachê de R$ 500 e os nacionais de R$ 1.000, pagos após a realização da Mostra.

A divulgação das selecionados será no dia 30 de julho.


Nos siga no Google Notícias