ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Agendão dá dicas de programações para fazer em casa no fim de semana

Já que a ideia é todo mundo se cuidar e evitar sair de casa, que tal deixar o momento mais divertido com filmes, jogos e músicas

Alana Portela | 20/03/2020 07:15
Cena da série Elite que está bombando na Netflix. (Foto: Divulgação)
Cena da série Elite que está bombando na Netflix. (Foto: Divulgação)

O agendão dessa semana está diferenciado, mas recheio de sugestões para te ajudar a curtir o fim de semana. A intenção é não sair de casa, mas se divertir da mesma forma. De séries a filmes e até teatro, confira algumas dicas que os artistas envolvidos com a cultura de Campo Grande indicaram para passar o tempo de uma forma mais empolgante.

O professor de teatro no curso de teatro da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Fernandes Ferreira estava com uma peça em cartaz para se apresentar neste fim de semana para os moradores. Contudo, o espetáculo foi adiado. O ator não desanima e ainda dá dicas de peças e filmes para assistir em casa. Ele é coordenador do projeto Arrebol Cultural UEMS e produzi espetáculos teatrais há dez anos na Capital.

Teatro - Há muitas peças teatrais na íntegra, inclusive as produzidas por ele, como “Godspell”, “Soy Latino Americano”, “De pai para filhos” e “Cordel do amor sem fim” no Youtube. Basta acessar a plataforma e digitar os nomes que é possível encontrar o conteúdo. Além das peças, também sugere filmes leves, de superação, especialmente os musicais como “Mamma Mia”, que será sua próxima produção musical.

Brincadeira – Para Fernandes, é uma boa hora para a família jogar ao redor da mesa de casa. A indicação de jogo como “Academia”, que desenvolve a criatividade e os jogadores demonstram suas habilidades ao saber o significado da palavra. Outra dica é “Imagem em Ação”, “Perfil” e até mesmo “Stop”, aquele que precisa apenas de caneta, papel e uma mente rápida.

Larica’s Cultural que sempre foi movimentado e cheio de programações continua atendendo os moradores e fazendo entregas delivery de almoço. Luanna Peralta conta que a equipe está buscando alternativas de vendas pela internet e entrega domiciliar.

Família – A sugestão de Luanna para esse fim de semana é aproveitar a família e os filhos, já que a vida é sempre corrida e quase não se tem muito tempo de curtir os pequenos momentos. Abraçar mais, conversar sobre o dia a dia, dar boas risadas, etc.

Música – Outra dica é ouvir músicas de cantores regionais como Marina Peralta, Bia Blanc, Beca Rodrigues, Voz mêce, André Stábile. “As pessoas precisam entender a importância de consumir nesse momento a produção artística da galera local”, diz Luanna.

Poesia – O Slam Campão que sempre está ocupando um espaço da Capital teve a ideia de fazer live no Instagram @slamcampao_oficialms para os poetas e poetisas mostrarem sua arte. A reprodução acontece neste sábado, às 19h.

Outra opção é a leitura e Mayara Barbosa e Evelise Couto que participam do grupo “Leia Mulheres” dão várias dicas de obras para ler através da internet. Elas buscam incentivar a leitura em Campo Grande e estão sempre a par das novidades de livros.

Evelise sugere cinco obras escritas por mulheres e foram adaptadas para outros meios.

Livro – “Anarquistas Graças a Deus”, de Zelia Gattai. É um livro muito leve, que conta as memórias de infância de Zelia, filha de imigrantes italianos. Uma leitura deliciosa, simples e muito afetuosa. Foi também adaptada para uma minissérie da Globo, na década de 1980. Tem e-book disponível na internet.

Livro – “Como água para chocolate”, de Laura Esquivel. A autora é mexicana e conta a história de Tita e sua família, que se mescla a antigas receitas mexicanas. Uma ótima oportunidade de ler uma escritora latina e mergulhar no realismo fantástico. Inspirou um filme homônimo. Disponível em e-book.

Livro – “Brumas de Avalon”, de Marion Zimmer Bradley. A saga é composta de quatro livros e conta a vida do Rei Artur e seus cavaleiros, porém em uma narrativa feminina, contada e protagonizada por mulheres, como Guinevere e Morgana. Tem também um filme, que sintetiza os quatro livros. Disponíveis em e-book e de graça para quem assina o Kindle Unlimited.

Livro – “A Garota no Trem”, de Paula Hawkins. Um suspense para te deixar grudado do início ao fim. Inspirou um filme estrelado por Emily Blunt. Vale muito a pena conferir tanto o livro quanto o filme, que tem diferenças narrativas significativas. Disponível em ebook.

Livro – “Estrelas Além do tempo”, de Margot Lee Shetterly. Conta a história real e incrível das cientistas negras que trabalharam como “computadores humanos” durante a Segunda Guerra Mundial e foram decisivas na Corrida Espacial. A adaptação para o cinema é muito bem trabalhada e foi muito premiada, sendo indicada a 3 categorias no Oscars. Participam Taraji P. Henson, Janelle Monáe, Octavia Spencer, Kevin Costner, Kirsten Dunst e Jim Parsons. Disponível em ebook.

Mayara Barbosa oferece mais sugestões para ler bastante durante o ano todo. “Minha primeira indicação se dá devido a sua impactante história em relação ao percurso da ficção científica e da escrita feminina, tido como exemplo da luta pela publicação e do apagamento das escritoras”, diz.

Livro – “Frankenstein”, de Mary Shelley. É um romance de terror gótico, a primeira obra de ficção científica da história. O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817. A obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. Somente alguns anos após a primeira publicação que seu nome foi colocado, porém até hoje seu nome é apagado e muita gente não sabe que foi uma mulher que escreveu uma das histórias de terror mais conhecidas do mundo.

Livro – “Úrsula”, romance da maranhense Maria Firmina dos Reis publicado em 1859. Considerado precursor da temática abolicionista na literatura brasileira. É o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil. Trata da escravidão, dos costumes da época, do lugar da mulher e do lugar da mulher negra. Por muito tempo e ainda hoje esse livro foi esquecido e teve nos últimos cinco anos um resgate histórico dele e sua escritora.

Acesse a obra pelo link: http://bd.camara.leg.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/35999/ursula_obras_reis.pdf?sequence=1

Livro - “O Sol e o Peixe”, de Virginia Woolf. A coletânea que reúnem nove prosas poéticas fala sobre Montaigne, sobre a vida, sobre a paixão da leitura; relembra, em traços delicados e comoventes, a convivência com o pai; teoriza sobre a nascente arte do cinema e sobre as relações entre a literatura e a pintura; enaltece as paradoxais vantagens de se ficar doente; celebra as belezas naturais e as delícias urbanas de Londres. Livro belíssimo com toda a força poética da prosa de Woolf.

Acesse a obra pelo link: http://lelivros.love/book/baixar-livro-o-sol-e-o-peixe-virginia-woolf-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/

Livro – “Terra das mulheres”, de Charlotte Perkins Gilman, escrito em 1915. O livro mostra como seria uma sociedade utópica composta unicamente por mulheres. Conta a história através de três exploradores. Gilman que além de escritora era socióloga, com o conto Papel de Parede Amarelo e Terra das mulheres inaugura no mundo a literatura considera feminista.

Acesse o livro por aqui: http://lelivros.love/book/baixar-livro-terra-da-mulheres-charlotte-perkins-gilman-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/

Livro – “Livro das Semelhanças”, da mineira Ana Martins Marques. Reúne poesias em tom lírico que vem sempre acompanhada de uma visão irônica da realidade. Desperta o prazer iluminador e sensível de uma voz crítica, sensível. Traça do amor à percepção de que há um espaço para o lugar-comum, do entendimento da precariedade do nosso tempo à graça proporcionada pela memória.

Acesse o livro pelo link: https://prioste2015.files.wordpress.com/2015/03/o-livro-das-semelhancas-ana-martins-marques.pdf

Cinema – Para os que preferem assistir filmes e séries pode assistir um dos top 10 no Brasil, da Netflix. Entre as opções estão as séries; Elite, Toy Boy, O Chefinho de Volta aos Negócios, Pandemia, The Circle, Troco em Dobro, O Assassino de Valhalla, Epidemia, Lost Girl – Os crimes de Long Island e Vida.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

Nos siga no Google Notícias