ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Diversão

Após 2 anos, tradicional Semana Farroupilha começa hoje pela cidade

Centros de Tradição Gaúcha têm programação para não deixar celebrações passarem em branco

Bárbara Cavalcanti | 14/09/2021 07:39
Tradicional baile, com última edição em 2018, no CTG Farroupilha. (Foto: Arquivo Pessoal)
Tradicional baile, com última edição em 2018, no CTG Farroupilha. (Foto: Arquivo Pessoal)

Começa hoje e segue até o dia 20 de setembro, uma ocasião especial para os integrantes dos CTGs (Centros de Tradição Gaúcha). A Semana Farroupilha é celebrada em ocasião da Revolução de 1835, conhecida também com “Guerra dos Farrapos”, em que Rio Grande do Sul lutou contra o Governo Imperial. Durante a semana, programações culturais incluem danças e comidas típicas para celebrar a cultura gaúcha.

Por causa da pandemia, as celebrações são menores e mais restritas. A última vez que houve uma celebração da Semana da Farroupilha, foi há dois anos, antes da pandemia. “Ainda estamos cautelosos, então, essa semana haverá programações em apenas alguns dias, não todos os dias da semana inteira, como era antes”, detalha um dos integrantes do CTG Tropeiros da Querência, o gaúcho José Valdemir Rocha, de 55 anos.

Uma das “restrições” é que, neste ano, o CTG Farroupilha optou por não oferecer o tradicional costelão, mas apenas jantares com pratos prontos, como arroz carreteiro e polenta.

“Agora, estamos conseguindo retornar, mesmo assim, o público ainda é tímido. Então, vamos fazer algumas atividades, mesmo que um pouco menores, se comparadas com os anos antes da pandemia, mas é ao menos para não deixar passar em branco”, comenta o patrão do CTG Farroupilha Marcio Albrecht, de 44 anos.

A programação em ambos CTGs conta com jantares e tertúlias, que são ocasiões de apresentações culturais abertas para quem quiser participar. Haverá também apresentações de grupos de dança típicos gaúchos em ambos os eventos.

E o convite é especial para quem ainda não conhece a cultura gaúcha. “A cultura é muito rica, desde as danças às comidas e vestimentas. É sempre gratificante receber pessoas novas”, reforça José Valdemir. “Eventos assim ajudam a disseminar e manter a cultura gaúcha e, por isso, é importante que as pessoas que ainda não conhecem, venham conhecer”, também ressalta Marcio.

Tradicional hasteamento de bandeiras no CTG Farroupilha. (Foto: Arquivo Pessoal)
Tradicional hasteamento de bandeiras no CTG Farroupilha. (Foto: Arquivo Pessoal)

Programação - As festividades no CTG Tropeiros da Querência já começaram no domingo, com o hasteamento da bandeira e o acender da chama crioula, que fica acesa durante toda a semana em um lampião.

Amanhã (15), haverá um café da manhã e hasteamento das bandeiras com chimarreada, às 8h. No final da tarde, às 18h, acontece o arriamento das bandeiras, seguido do jantar com tetúlia livre. No último dia, no domingo (19), as celebrações começam às 9h, com hinos e hasteamento das bandeiras, seguido de mais uma tertúlia e apresentações de danças tradicionais depois do almoço.

As celebrações começam a se encerrar a partir das 17h30, quando a chama crioula é apagada e as bandeiras são arriadas. O centro cultural fica na Rua Miguel Sutil, 445, no Bairro Vilas Boas. Mais informações estão disponíveis nos telefones (67) 3022-1810.

Já no CTG Farroupilha, acontecem todos os dias ao longo da semana, sempre à noite, a partir das 20h. Apenas hoje, o evento começa às 8h, com a solenidade de abertura. Amanhã (15), haverá workshop de dança, na quinta (16) e sexta (17), tertúlias musicais e no sábado (18), o encerramento com baile final.

Os ingressos custam R$ 20 por dia e R$ 50 todos os dias. As comidas e bebidas serão vendidas separadamente. O CTG Farroupillha fica na Avenida Prefeito Heráclito Diniz de Figueireido, 930, no Bairro Monte Castelo. Mais informações estão disponíveis nos telefones (67) 99125-6868 ou (67) 99983-5810.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias