ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Diversão

Bodoquena implanta sistema voucher a partir de setembro

Destino quer se consolidar investindo em tecnologias e melhoria dos serviços ao turista

Sílvio de Andrade, especial para o Campo Grande News | 01/09/2021 14:16
Boca da Onça: cachoeira com maior queda no Estado, um dos principais atrativos de Bodoquena (Foto: Divulgação)
Boca da Onça: cachoeira com maior queda no Estado, um dos principais atrativos de Bodoquena (Foto: Divulgação)

Um dos principais polos de ecoturismo de Mato Grosso do Sul, a pequena Bodoquena, situada no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e distante apenas 269 km de Campo Grande, se prepara para a retomada definitiva do turismo pós-pandemia do coronavírus com uma novidade: a implantação do voucher, sistema único e digital de reservas e controle do fluxo de visitações, que tem Bonito como pioneiro.

Ao contrário da Capital do Ecoturismo, no entanto, Bodoquena vai abrir a plataforma para todas as agências de turismo que se interessarem em operar o destino. O aplicativo foi finalizado e entregue à prefeitura, que inicia um período de ajustes, homologação e cadastramento das operadoras, que vai até 29 de setembro. Seu lançamento e operação vai ocorrer em 30 de setembro.

“Será um ganho extraordinário para o nosso turismo”, afirma o secretário de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Hélio Gonçalves Ferreira. Segundo ele, o voucher é uma das etapas do plano de reordenamento do turismo no município, tendo como eixo o uso de tecnologias hoje aplicáveis no segmento para dinamizar o atendimento aos visitantes.

Além de propiciar comodidade e serviços de qualidade, Bodoquena quer marcar sua posição no turismo estadual, onde, em muitas situações, seus atrativos são creditados e comercializados como parte do município vizinho, Bonito. Inclusive, com perdas na arrecadação de impostos, como observa o prefeito da cidade, Kazuto Horii (Kazu).

“O objetivo é integrar, complementar o que temos de melhorar, que são nossas belezas naturais”, afirma ele. “Bonito é um destino consolidado, mas o mercado tem espaço para todos. Queremos ser parceiros de todos os municípios que integram a Serra da Bodoquena, fortalecendo cada vez mais o turismo da região, que só tem a ganhar com bons produtos, mais empregos”, cita Kazu.

Rios e matas: ambiente privilegiado (Foto: Divulgação)
Rios e matas: ambiente privilegiado (Foto: Divulgação)

Estruturar a cadeia - Com uma população de 7.802 habitantes, segundo o último censo, Bodoquena tem localização privilegiada que atende ao novo perfil do turista pós-pandemia, isto é, viajar para destinos de curta distância e ao ar livre. Está situado a 60 km de Miranda ou Bonito e a pouco mais de 120 km de Aquidauana e Jardim, que também integram a rota turística Pantanal-Serra da Bodoquena.

O município nasceu em 1980, mas surgiu de antiga colônia agrícola, implantada em 1948, e foi distrito de Miranda com a denominação de Campão. É uma cidade serrana em franca expansão sendo uma das principais atividades econômicas o agronegócio, com potencialidade para se tornar um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil pela beleza de seus rios cristalinos e matas intactas.

Apostando nesse nicho, a prefeitura colocou em prática um plano de gestão do turismo focado na atração de novos empreendimentos, como hotéis, pousadas e produtos, e qualificação da mão-de-obra - com o apoio do Sebrae e do Governo do Estado -, desde os guias de turismo aos trabalhadores na rede hoteleira, restaurantes e outros serviços que integram a cadeia.

Serra da Bodoquena: cachoeiras, trilhas e rios cristalinos (Foto: Divulgação)
Serra da Bodoquena: cachoeiras, trilhas e rios cristalinos (Foto: Divulgação)

Trilhas, cachoeiras... - “Nessa capacitação queremos também incluir os nossos empresários, melhorando assim o atendimento de forma uniforme e profissional”, explica o secretário Hélio Gonçalves. “É meta do prefeito Kazu criar um programa de incentivos àqueles que desejam investir no turismo de Bodoquena, facilitando o acesso às linhas de crédito, inclusive para o empresário local que deseja expandir seus negócios.”

Banhado pelos rios Miranda, Salobra, Betione, Campina e outros mananciais, Bodoquena conta com uma estrutura turística em expansão. São 14 pousadas, campings e balneários operando com passeios de botes, trilhas, flutuação, observação de pássaros, hospedaria e sistema day-use. Na área urbana, são cinco hotéis e cinco restaurantes credenciados. A pesca esportiva é permitida apenas no Rio Miranda.

Um dos principais atrativos é a cachoeira da Boca da Onça, cuja queda d’água (156 metros), localizada no cânion do Salobra, é a maior de Mato Grosso do Sul. O turista aventureiro também desfruta do maior rapel de plataforma do Brasil, com 90 metros e uma vista imperdível do parque nacional. Além de trilhas interpretativas, que podem ser agendadas também no Cachoeiras Serra da Bodoquena.

Nos siga no Google Notícias