ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Diversão

Gruta de 120 metros com água cristalina pode ser novo atrativo

Prefeitura de Miranda estuda transformar área de 850 hectares em grande parque aberto ao público.

Thailla Torres | 15/07/2021 12:00
Gruta tem área alagada com água cristalina. (Foto: Prefeitura de Miranda)
Gruta tem área alagada com água cristalina. (Foto: Prefeitura de Miranda)

Uma área na região de Miranda, a 207 quilômetros de Campo Grande, é atrativo com potencial para ser um novo ponto turístico do estado. A reserva de 850 hectares com uma gruta vertical inexplorada, com aproximadamente 120 metros de profundidade em queda livre até a superfície da água, pode ser aberta ao público, conforme a prefeitura do município.

A beleza natural fica na Reserva Biológica Marechal Cândido Mariano Rondon (Rebio), que passou a fazer parte da prefeitura de Miranda desde 2013, quando foi transferida como pagamento de uma multa ambiental.

O local é um dos portais de entrada para a Serra da Bodoquena e Pantanal. A administração estuda tornar o local um grande parque aberto ao público, com infraestrutura e ações de preservação.

Recentemente, Prefeitura e Secretaria de Turismo de Miranda estiveram na reserva. (Foto: Luciano Justiniano)
Recentemente, Prefeitura e Secretaria de Turismo de Miranda estiveram na reserva. (Foto: Luciano Justiniano)

Recentemente, o prefeito Fábio Florença e o secretário municipal de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Alexandro, estiveram na reserva acompanhados de representantes da Fundação Neotrópica, organização não governamental que trabalha no manejo da Rebio, avaliando as ações iniciais que vão garantir a manutenção, conservação e futura exploração sustentável da área.

A exploração econômica da reserva pela iniciativa privada é uma das estratégias de Miranda para potencializar o turismo local.

A reserva, formada por um mosaico de vegetação que inclui Mata Atlântica, com domínio do Cerrado e influências do Pantanal, fica localizada na chamada “Borda da Serra da Bodoquena”, com entrada pela MS-243, a 15 km da BR-262.

Caso a reserva seja explorada, o público terá chance de contemplar natureza abundante, com presença de animais silvestres e o atrativo único: a gruta vertical de aproximadamente 20 metros.

A caverna tem águas cristalinas e diversas galerias subterrâneas. Conforme assessoria, em julho de 2019, o grupo de espeleologia Serra da Bodoquena (especialistas em exploração de cavernas) esteve na reserva. Os exploradores constataram que ali se encontra a mais profunda caverna seca de Mato Grosso do Sul, com a presença do bioma Mata Atlântica.

Outro atrativo – Se o projeto sair do papel irá somar para a região que cresce na exploração do turismo a cada ano. Neste ano, a região de Bodoquena, a 66 quilômetros de Miranda, inaugurou o Parque Nacional da Serra da Bodoquena. A área de 77 mil hectares abriga cachoeiras e águas cristalinas.

Criada há 20 anos, a unidade de conservação abrange os municípios de Bonito, Bodoquena, Jardim e Porto Murtinho, e é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Confira a matéria completa aqui.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias