ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Camisão realiza a 1ª Festa do Peixe na expectativa de virar destino turístico

Distrito de Aquidauana sedia festividades a partir das 18h desta sexta-feira; dupla Alex & Ivan se apresenta

Humberto Marques | 28/09/2018 17:31
Festa do Peixe mobiliza comerciantes de Camisão; população do distrito espera ver comunidade se tornar destino turístico. (Foto: Luiz Guido Jr./O Pantaneiro)
Festa do Peixe mobiliza comerciantes de Camisão; população do distrito espera ver comunidade se tornar destino turístico. (Foto: Luiz Guido Jr./O Pantaneiro)

Com início nesta sexta-feira (28), a 1ª Festa do Peixe de Camisão se tornou oportunidade de lucro para comerciantes do distrito de Aquidauana –a 135 km de Campo Grande–, em especial às comidas típicas da região. Além dos pescados, atividades de contemplação da natureza como observação de pássaros e aproveitamento das belezas naturais da região são vistas como possibilidade de afirmação do distrito como destino turístico.

Humberto Torres, secretário de Turismo de Aquidauana, informou ao jornal O Pantaneiro que a observação de aves contará com técnico da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) e de um fotógrafo especialista. Segundo ele, a prática “é uma das atrações de Camisão. Aqui tem muito potencial para turismo de aventura, entre outros”, destacou.

O comerciante Antônio Calassa Mendonça disse ter se preparado para aproveitar o potencial do evento. “Vou vender porções de peixe e caldo de peixe. Já comprei, fiz o preparo e agora vamos esperar começar a festa”, afirmou. O lucro, reforçou Mendonça, vai ser usado para investir em seu próprio estabelecimento.

Reinaldo Correia de Moura venderá comida tradicional de comitiva aos turistas, com pratos típicos de peões pantaneiros. Aqui a gente tem feijão tropeiro, arroz tropeiro, macarrão tropeiro e carne com mandioca. Espero que a festa seja muito boa. Estamos nos preparando faz tempo e seja o que Deus quiser, vai ser bom com certeza”, afirmou.

Programação – A Festa do Peixe de Camisão começa às 18h, com a abertura da praça de alimentação. Às 22h, acontecem apresentações culturais que culminam no show da dupla Alex & Ivan.

Sábado (29), às 15h, haverá roda de conversa, o minicurso “Amor Peixe” e recreação infantil com a bibliofeira. A praça de alimentação será aberta às 18h e, a seguir, acontece o concurso gastronômico. A cantora Juliana Monteiro se apresenta a partir das 22h.

A festa termina no domingo. Às 7h30 acontece a corrida de Camisão ao distrito de Paxixi, e às 9h acontece prova de canoagem –no mesmo horário está prevista ação social no distrito. A praça de alimentação abrirá às 10h aguardando turistas para o almoço. O resultado do concurso gastronômico será anunciado ao meio-dia. Lino & Nando fecham as apresentações musicais.

As barracas da Festa do Peixe serão montadas na rodovia MS-450, em frente à igreja, com autorização da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) e PMRv (Polícia Militar Rodoviária Estadual).

Nos siga no Google Notícias