A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

11/09/2018 18:09

Setor de turismo registra leve queda no número de empregos em agosto

Em agosto, foram 157 postos de trabalho fechados no Estado, conforme estudo do IPF

Humberto Marques
Rio de Bonito, um dos pólos turísticos do Estado; setor registrou leve queda no número de vagas de trabalho em agosto. (Foto: Arquivo)Rio de Bonito, um dos pólos turísticos do Estado; setor registrou leve queda no número de vagas de trabalho em agosto. (Foto: Arquivo)

O setor de turismo em Mato Grosso do Sul registrou uma redução de 0,53% no número de pessoas ocupadas em agosto, na comparação com o mês anteriores, representando 157 vagas de trabalho a menos. Os dados foram analisados pelo IPF (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul) a partir de estudo da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Presidente do IPF-MS e do Sistema Fecomércio, Edison Araújo afirma que, no acumulado do ano, o saldo do Estudo de Empregabilidade do Turismo no Estado é positivo. “Embora tenha havido uma queda no mês de julho, o que devemos observar é que há uma desaceleração quanto ao desemprego. Acreditamos que os indicadores começarão a ser positivos, ainda mais se adotadas estratégias de fomento ao setor”.

Conforme os dados, o nível de ocupação do turismo não está em um patamar satisfatório quando comparado com os últimos três anos. “É preciso que o turismo em Mato Grosso do Sul seja entendido como uma potencialidade econômica, aproveitando as belezas naturais, eventos, negócios e demanda por experiências. A partir do qual, seus efeitos são multiplicadores e se estenderão, por exemplo, a bares, restaurantes, hotéis, atrativos turísticos, transporte, agência”, destacou Araújo.

A Fecomércio contabiliza mais de 50 segmentos que são beneficiados com o turismo. Desde o início de setembro, a instituição, por meio da Cetur (Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade) e outras instituições entregam aos candidatos ao governo do Estado uma carta de compromisso com reivindicações voltadas à tecnologia e estímulo à exploração do turismo em diferentes regiões do Estado.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions