ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Diversão

Carnaval das escolas pode ir para 14 de Julho e matinê para a Cidade do Natal

Paula Maciulevicius | 30/11/2013 07:31
O desfile das escolas de Campo Grande volta e meia gera polêmica. Há 2 anos, houve resistência por parte de fieis em ser na Praça do Papa.
O desfile das escolas de Campo Grande volta e meia gera polêmica. Há 2 anos, houve resistência por parte de fieis em ser na Praça do Papa.

As novidades para o Carnaval 2014 de Campo Grande estão nos locais onde os pés vão sambar. A Fundac (Fundação Municipal de Cultura) levantou a possibilidade de ouvir a população em uma consulta. Realizado na Praça do Papa desde 2012, a apresentação dos sambas enredos da escolas podem voltar para a rua 14 de Julho.

“Estamos fazendo um levantamento, muita gente quer que volte para a 14 e a população pode ajudar a definir o melhor local”, afirmou o diretor-presidente da Fundação, Julio Cabral, ao Lado B.

A prefeitura cogita também transferir a matinê do Carnaval de rua, da avenida Fernando Corrêa da Costa, para a Cidade do Natal. Um dos primeiros usos garantidos do espaço pós Papai Noel. A afirmação de Cabral foi de que o Carnaval usaria parte da Cidade para destinação da festa para o público infantil.

O desfile das escolas de Campo Grande volta e meia gera polêmica. O samba desfilou na 14 pela última vez em 2006. De 2007 a 2010, as escolas foram transferidas para a Via Morena. Já em 2011, a proibição da realização de eventos na região levou os carnavalescos para a Praça do Papa. À época, o assunto gerou revolta de fieis pelo fato do lugar ser uma homenagem ao Papa João Paulo II.

A data de lançamento do Carnaval ainda não está definida. Na próxima semana, a Fundac e Lienca sentam para fechar os dias.
A data de lançamento do Carnaval ainda não está definida. Na próxima semana, a Fundac e Lienca sentam para fechar os dias.

Para o presidente da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande), Eduardo Souza Neto, a Praça do Papa é mais do que apropriada. “Nós saímos da 14 de Julho porque havia reclamação dos comerciantes”, recorda.

Em contraponto, ele argumenta que para a população, a localização central seria excelente. No entanto, quem precisa definir é quem arca com os detalhes técnicos. Eduardo explica que os carros alegóricos, por exemplo, são montados na Praça com dias de antecedência, o que na 14 é impossível.

Compondo o grupo especial estão as escolas: Vila Carvalho, Deixa Falar, Unidos do Cruzeiro, Catedráticos do Samba, Unidos do Aero Rancho e Igrejinha. As do grupo de acesso são: Estação de Primeira, Cinderela Tradição do José Abrão e Unidos do São Francisco.

A data de lançamento do Carnaval ainda não está definida. Na próxima semana, a Fundac e Lienca sentam para fechar o dia da escolha do rei momo e também as datas de desfile.

Neste ano, por conta da chuva, as escolas transferiram a apresentação para terça-feira. Fato que, se depender do presidente da Liga, pode se repetir, devido a um público maior que foi às ruas. Quem estava viajando, conseguiu voltar a tempo de ver o Carnaval passar.

Nos siga no Google Notícias