ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Diversão

Com funk e reggaeton, Ruan saiu dos karaokês para lançar EP autoral

Publicitário trabalha no ramo musical desde 2017, mas em 2023 decidiu criar um projeto totalmente seu

Por Aletheya Alves | 01/04/2024 07:21

Após anos produzindo conteúdos audiovisuais para artistas no ramo da música, o publicitário Ruan Caballero reuniu coragem para produzir um projeto totalmente seu. No caminho, bares com karaokê serviram como espaço para perder a vergonha com o público e testar se o caminho era possível. Foi nesse contexto que surgiu “Caballero”, seu primeiro EP que une funk e reggaeton.

“Comecei a sentir vontade de externar minha arte de uma forma diferente porque na maioria das vezes eu trazia minha assinatura, minha forma de enxergar o mundo através de produções audiovisuais para outros artistas. Cantar sempre foi uma paixão, desde sempre cantei, mas não tinha coragem de dizer que sou cantor”, introduz Ruan.

Já com as ideias e vontades em mente, ele explica que uniu os estudos ao cotidiano e com um amigo produtor levou sua primeira música ao estúdio. “Foi um start como compositor e cantor, isso me encorajou a começar minha carreira”.

Detalhando sua trajetória, Ruan conta que começou a trabalhar com música em meados de 2017 com produção de lyric vídeos para outros artistas. Já no ano seguinte, o publicitário teve sua primeira experiência na produção de videoclipe enquanto diretor.

“O meio pop (em Campo Grande) basicamente já passou por mim de alguma forma, seja na referência de outros trabalhos ou produzindo materiais comigo. Já trabalhei com o Trinca, Paolla, Danny Cristinne, Karla Coronal e vários outros artistas de relevância”, ele relata.

Retornando ao seu EP, o cantor comenta que a produção teve início no início de 2023. “Tenho duas músicas prontas desde o ano passado. Lancei a primeira música, Rebola pro Pai, em dezembro para medir a temperatura e recepção do público”.

Ruan decidiu trazer suas referências anteriores para o projeto autoral. (Foto: Divulgação)
Ruan decidiu trazer suas referências anteriores para o projeto autoral. (Foto: Divulgação)

Agora, o próximo lançamento será no dia 5 de abril com a música “Parece Clichê”, sendo que a terceira está prevista para maio. “A terceira música também tem um verso em espanhol para fechar o conceito de Caballero, então vou hablar um pouquinho”, completa.

Ruan explica que resolveu misturar os dois gêneros, reggaeton e funk brasileiro por se orgulhar da cultura nacional e por sua descendência paraguaia. E, na construção da identidade visual, usou de sua bagagem pessoal e profissional.

“Todas as minhas capas dos singles têm fundo azul para unificar as obras, presença de peças metálicas como a logo e acessórios. Também inseri a luz vermelha dando contraste com o azul porque amo esse jogo de cores”, comenta.

Ainda sobre a identidade, ele relata que quis dar um ar futurista, algo que já havia aplicado em projetos de outros artistas. E, pensando em futuro, sua ideia é manter os trabalhos. “O mercado pop nacional vem crescendo e o mercado sul-mato-grossense está crescendo agora. A gente tem bastante força no pagode e sertanejo, mas o pop ainda não tem tanta. Então, estou chegando para fortalecer o mercado.

Para acompanhar as produções, o perfil de Ruan no Instagram é @ruancaballero.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias