ACOMPANHE-NOS    
JANEIRO, DOMINGO  16    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Com noite de pedalada, público aprova atividades na José Antônio

Considerada novo "corredor gastronômico", grupo inicia testes para saber se local vai receber o investimento definitivo do BID

Por Lucas Mamédio | 16/12/2020 07:48
Espaço em frenta à Temakaria (Foto: Paulo Francis)
Espaço em frenta à Temakaria (Foto: Paulo Francis)

Começou nesta terça-feira (16) as atividades e intervenções culturais no que tem sido considerado novo "corredor gastronômico" da cidade, a rua José Antônio. Os espaços criados para um teste de aproximadamente 30 dias vão receber durante todo esse período eventos que chame atenção para o local, e que ao mesmo tempo promete tomar medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus.

A primeira atividade consistiu em um “pedal gastronômico e turístico”, que levou um grupo de 20 ciclistas a sair da Morada dos Baís e passando pelo relógio da 14 de julho, monumento de Manoel de Barros, Praça do Rádio chegando até a José Antônio.

“Eu acho uma ideia muito boa porque precisamos ocupar os espaços na cidade e eu como ciclista fico feliz de ter um espaço para que eu possa vir de bicicleta, se assim quiser”, diz o servidor público Ewerton Higa.

Espaço criado ao lado do bar Velfarre (Foto: Paulo Francis)
Espaço criado ao lado do bar Velfarre (Foto: Paulo Francis)
Mayara Souza, arquiteta reposnsável pelo projeto (Foto: Paulo Francis)
Mayara Souza, arquiteta reposnsável pelo projeto (Foto: Paulo Francis)

O corredor gastronômico na José Antônio faz parte do projeto Urbanístico Tático, desenvolvido pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em parceria com comerciantes local e a prefeitura para fomentar o comércio nas áreas urbanos com segurança, dando mais espaço aos ambientes e promovendo mais atividade ao ar livre.

Mayara Souza da Cunha, arquiteta do BID e responsável pelo projeto, explica que ele passa agora por uma fase de testes. “Serão 30 dias de teste para ver se aqui é um local viável, que podem culminar em um investimento meio por parte do BID e aqui virar permanentemente um corredor gastronômico ou até na suspensão do projeto caso a gente avalie que não deu certo. Mas para isso, ao fim desse período, será gerado um relatório das atividades e analisado pela equipe responsável”.

Ciclistas em frente à Temakeria (Foto: Paulo Francis)
Ciclistas em frente à Temakeria (Foto: Paulo Francis)
Espaço em frente ao Barba Rock Bier Haus (Foto: Paulo Francis)
Espaço em frente ao Barba Rock Bier Haus (Foto: Paulo Francis)

A advogada Joana Felício, que esperava para entrar em um dos restaurantes da José Antônio, também achou a ideia interessante, mas se atentou para a manutenção. “Eu acho super válido iniciativas como essa, que levem as pessoas a curtirem a própria cidade, mas a pergunta que sempre fica é: “vai continuar bonito assim pra sempre?”, tomara que sim”.

A manutenção dos espaços, inclusive é de responsabilidade dos comerciantes e funciona como contra partida. Rodrigo Hata é dono de um bar na José Antônio e está a frente do grupo de comerciantes que buscaram o projeto para a José Antônio virar corredor gastronômico. Para ele, o investimento do BID PE importante para dar mais opções aos campo-grandenses.

“Campo Grande não é uma cidade com muitos atrativos turísticos naturais, então precisamos criar espaços que atraiam as pessoas, que elas queiram ir e sobretudo com segurança por conta da covid-19”.

Vasos de flores foram colocadas nas feixas pintadas (Foto: Paulo Francis)
Vasos de flores foram colocadas nas feixas pintadas (Foto: Paulo Francis)

Programação continua – Nesta quarta-feira está prevista apresentação de dança do ventre, das 17h às 18h. Na quinta, a partir das 18h, com saída da Morada dos Baís, a ação será um “Walking Tour”, com limite de dez pessoas, passando por prédios históricos e finalizando na rua José Antônio. Na sexta, a música do “Folk na rua” promete alegrar o dia, das 11h30 às 12h30.

No sábado, mais música com Zé Geral, às 20h; e no domingo, exposição de carros antigos, das 16h às 19h. Além disso, tem o ônibus do City Tour, que segue em programação gratuita até dia 30 de dezembro, das 19 às 21 horas, saindo da Cidade do Natal e passando pela rua José Antônio.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário