ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Diversão

Com rio cristalino que “desaparece”, parque de Bodoquena é inaugurado

A partir de janeiro, Parque Nacional da Serra da Bodoquena é novo atrativo em Mato Grosso do Sul

Thailla Torres | 11/12/2020 10:37
Trilha do Rio Perdido em Bodoquena (Foto: Hudson Garcia)
Trilha do Rio Perdido em Bodoquena (Foto: Hudson Garcia)

Na região de Bodoquena, a 266 quilômetros de Campo Grande, surge um novo ponto turístico. A área de 77 mil hectares, com cachoeiras lindas e águas cristalinas compõem o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que estará aberto ao público a partir de janeiro de 2021, conforme a administração do atrativo.

Criada há 20 anos, a unidade de conservação abrange os municípios de Bonito, Bodoquena, Jardim e Porto Murtinho, e é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

O primeiro local dentro do parque onde os turistas terão acesso a partir de janeiro será a trilha do “Rio Perdido”, que leva esse nome por ser um rio que “desaparece” quando entra em um sumidouro, chamado também de caverna, e reaparece a 1,2 mil metros depois.

Um dos deques da trilha do Rio Perdido (Foto: Acervo/Parque Nacional da Serra da Bodoquena)
Um dos deques da trilha do Rio Perdido (Foto: Acervo/Parque Nacional da Serra da Bodoquena)

Este será o será o principal atrativo da trilha inaugurada. O percurso terá aproximadamente 3,5 quilômetros que começa no sumidouro, onde os turistas e visitantes poderão contemplar as águas cristalinas e também em tons esmeralda partir de um deque e mirante construídos na área.

Ainda na caminhada, o visitante vai reencontrar, na chamada ressurgência, o rio antes “perdido”. Nesse ponto, foi construído mais um deque para contemplação e haverá uma parada de banho. No trajeto haverá mais outros cinco para contemplação da natureza exuberante do lugar.

Segundo o instituto, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena vai receber, inicialmente, 70 pessoas por dia, que poderão fazer as visitas entre 8h e 17h, com exceção daqueles que vão apenas para observação de aves. Neste caso, o passeio deve ser comunicado com antecedência pelo condutor (guias) ao instituto e a visita pode começar às 4 da madrugada.

Com uma área de mais de 77 mil hectares, o parque inclui o bioma do cerrado sul-mato-grossense com várias trilhas, cachoeiras e muita oportunidade de curtir a natureza (Foto: Divugação/ICMBio)
Com uma área de mais de 77 mil hectares, o parque inclui o bioma do cerrado sul-mato-grossense com várias trilhas, cachoeiras e muita oportunidade de curtir a natureza (Foto: Divugação/ICMBio)

Como visitar – A visita ao parque só poderá ser feita com a presença de um condutor credenciado no instituto para receber e guiar turistas na área do parque. O visitante poderá realizar o agendamento através de um sistema do governo federal. O link para acesso só será divulgado quando o parque estiver liberado para visitação do público, segundo o instituto, a partir de janeiro.

No sistema de agendamento, será disponibilizado uma tabela com o nome, telefone, e-mail e perfil dos profissionais disponíveis para viabilizar a visitação. O condutor poderá organizar grupos de visitantes de forma independente ou via agência de turismo. Vale ressaltas que estas só poderão operar através de condutores credenciados.

O preço da atividade, que pode envolver trilhas, banho de rio, observação da vida silvestre, passeio de bike e canoagem (ainda a ser estruturada) pode variar de acordo com cada profissional.

Segundo a administração do parque, para atender a futura demanda de visitantes, mais de 180 condutores foram credenciados e estão autorizados a receber os turistas. Os condutores capacitados não são apenas guias de turismo. Há biólogos, jornalistas, professores, pesquisadores e outros profissionais que estão credenciados como condutores do parque.

Ressurgência do Rio Perdido. (Foto: Hudson Garcia)
Ressurgência do Rio Perdido. (Foto: Hudson Garcia)

Solenidade – Na manhã desta sexta-feira, sede da fazenda Santa Tereza, em Bonito, autoridades e guias credenciados, prefeitos eleitos e reeleitos, secretários de turismo e ao gerente regional do instituto, Ademar Nascimento, realizam a cerimônia de inauguração do parque.

A principal atividade do dia será a visita do grupo com aproximadamente 50 pessoas, que vai percorrer a trilha do Rio Perdido.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Sumidouro do Rio Perdido. (Foto: Hudson Garcia)
Sumidouro do Rio Perdido. (Foto: Hudson Garcia)


Nos siga no Google Notícias