ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Diversão

Criador de 'Bom Dia, Verônica' fará palestra no Festival da Juventude

Autor da série da Netflix, Raphael Montes, Johnny Massaro e Arnaldo Antunes integram o cronograma

Por Idaicy Solano | 15/04/2024 13:38
Raphael Montes ao lado de Tainá Müller, que interpeta Verônica. (Foto: Divulgação/Netflix)
Raphael Montes ao lado de Tainá Müller, que interpeta Verônica. (Foto: Divulgação/Netflix)

Entre os dias 25 e 28 de abril, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abre suas portas do campus de Campo Grande para a primeira edição do Festival da Juventude, promovido pela AACIC (Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura). Reunindo atrações nacionais e regionais, alguns dos destaques são Raphael Montes, o criador de "Bom Dia, Verônica", Arnaldo Antunes, Ana Cañas, Johnny Massaro, Tino Freitas e PJ Maia.

Ao todo, serão quatro dias de programação, reunindo literatura, música, teatro e dança, além de palestras e oficinas.

O evento terá concurso de escrita, reportagem e batalha de rima, apresentações musicais, show de stand up, apresentações de peças teatrais e espetáculos de circo, orquestra, rodas de conversas, apresentações de dança e feira de exposições. A feira Vila das Letras terá venda, troca e doações de livros, feira cultural geek, stands de realidade aumentada, pintura indígena e um espaço dedicado à memórias fonográficas.

O festival trará para Campo Grande na próxima semana as palestras “Como nascem as canções?”, com o cantor e poeta Arnaldo Antunes e "Suspense nas páginas e nas telas" com Raphael Montes. Haverá também oficina de interpretação para cinema e TV com o ator Johnny Massaro; oficina de escrita criativa com Tino Freitas; show Ana Canãs Canta Belchior, dentre outras atrações nacionais. No cenário regional, o festival traz apresentações da Banda Ecoar, do cantor Gabriel Chiad e show Matutando com Matu Miranda.

Clique aqui para conferir a programação completa com todos os detalhes sobre datas, horários, bilheteria e formas de participação.

Conforme explica a produtora cultural e idealizadora do festival, Andrea Freire, 56, serão quatro dias de formação, reflexão e debates promovidos pela cultura, como uma forma de compreender a diversidade e fortalecer a vivência em comunidade, além da reafirmação da importância da cultura e da arte para a formação da sociedade.

“[O intuito] é fazer com que esse jovem sul-mato-grossense se aproxime da produção cultural do Estado e da produção cultural brasileira, especialmente o jovem da periferia, que tem pouco acesso a essa produção. Essa fase da vida é tão promissora, tão cheia de criatividade, tão cheia de esperança”, destaca Andrea Freire.

Produtora cultural e coordenadora do festival, Andrea Freire explica que o intuito é promover encontro entre gerações. (Foto: Marcos Maluf)
Produtora cultural e coordenadora do festival, Andrea Freire explica que o intuito é promover encontro entre gerações. (Foto: Marcos Maluf)

A realização do festival é uma parceria com a UFMS, que cedeu a estrutura do Campus de Campo Grande para a realização das atividades. O reitor da universidade, Marcelo Turine, destaca que, em 46 anos de existência da UFMS, esta é a primeira vez que a instituição abre as portas para um festival inteiramente voltado e pensado para a juventude.

“Nunca na história desse Estado houve um festival da juventude. Então, para nós, é um momento mágico. São quatro dias de integração, dessa coisa da intergeracionalidade dos povos, da música, arte, cultura, muita educação, muita palestra. Então eu acredito que é um momento de oportunizar esse acesso dos jovens às políticas públicas da juventude”, ressalta o reitor.

Lançamento da programação oficial no Campus da UFMS, na manhã desta segunda-feira (15), em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Lançamento da programação oficial no Campus da UFMS, na manhã desta segunda-feira (15), em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

Concursos - O evento irá premiar jovens artistas entre 15 e 24 anos. O 1° lugar será premiado com o valor de R$ 2,5 mil e os demais lugares terão a oportunidade de ter seus trabalhos publicados em livros. O evento vai premiar as seguintes categorias: Conto, crônica e poesia; Reportagem escrita e audiovisual; e Batalha de rima.

Oficinas - O festival terá oficinal de roteiro cinematográfico, produção de texto, interpretação para cinema e TV e criação e desenvolvimento de aplicativos para celular.

Vila das Letras

UBE (União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul) - Exposição de livros dos associados e rodas de conversa sobre futuros lançamentos.

Livraria Hármor - Aqui o público vai encontrar opções de literatura contemporânea regional, nacional e internacional.

Coletivo Mulherio das Letras - Vai levar ao festival rodas de conversa sobre literatura

Tarja Preta - O coletivo estará presente expondo livros de seus membros

Feira Capivara - Mostra de trabalhos autorais em desenhos realizados pelos discentes participantes do Grupo de Pesquisa Pensar o Desenho, dos cursos de Artes Visuais da UFMS

Freguesia do Livro - Projeto de incentivo à leitura criado em 2021, estará presente distribuindo livros de graça

Realidade Aumentada - O stand irá oferecer uma experiência de imersão tecnológica em espaços de realidade aumentada

Feira Cultura Geek - Leva ao festival artigos da cultura geek, quadrinhos, dentre outos

Rafiusk Livraria Sede Itinerante - Lá, o público terá acesso à best-sellers com preços especiais para o festival

Memória Fonográfica do MS - Lá, o público poderá explorar a história musical de Mato Grosso do Sul

Pintura indígena - Stand dedicado exclusivamente para a pintura indígena

Casa-quintal Manoel de Barros - O espaço celebra o legado e o estilo de vida do poeta, com exposições, artefatos e histórias que revelam a essência da história e cultura tradicional de Mato Grosso do Sul

Confira a programação completa clicando aqui

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias