Exílio cultural, ironia e humor absurdo chega com a peça Sbornia
Personagens imortalizados em “Tangos e Tragédias” retornam ao palco com A Sbornia Kontr'Atracka

Um país fictício que se soltou do continente após testes nucleares malfeitos, uma ilha errante que sobrevive reciclando o “lixo cultural” do mundo e um elenco de figuras que transitam entre o absurdo, a sátira e a poesia. Assim é a Sbornia, universo cênico que volta aos palcos brasileiros com o espetáculo “A Sbornia Kontr’Atracka”, em apresentação única no dia 16 de outubro, no Teatro Glauce Rocha.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A montagem dá continuidade ao legado de Hique Gomez e do pianista Nico Nicolaiewsky (1957–2014), criadores de “Tangos e Tragédias”, peça que atravessou gerações no teatro musical brasileiro. Agora, o público reencontra personagens já conhecidos,o violinista Kraunus Sang (Gomez), a pianista Nabiha (Simone Rasslan), o professor MenThales (Tales Melati) e o excêntrico Pierrot Lunaire (Gabriella Castro). No telão, o Maestro Plestkaya, imortalizado por Nicolaiewsky, reaparece em projeções, mantendo viva a presença do parceiro.
Com humor nonsense e músicas originais, o espetáculo cruza linguagens: teatro, concerto e artes visuais. O palco se transforma em uma extensão da ilha sborniana com projeções criadas por Rique Barbo, trechos do longa de animação “Até que a Srniboa nos Separe” (2013) e coros locais de meninas caracterizadas como colegiais, que interagem em cena.
A experiência é reforçada por recursos técnicos: som surround assinado por Edu Coelho, iluminação de Heloiza Averbuck e uma cenografia que amplia a sensação de imersão. “Foram nove anos de desenvolvimento que abriram possibilidades infinitas — do audiovisual à participação de novos personagens e coros locais”, afirma Gomez.
O universo da Sbornia extrapolou os palcos desde os anos 1990. Virou quadrinhos, foi adaptado para os cinemas com direção de Otto Guerra e Ennio Torresan Jr., hoje membros da Academia de Hollywood, e recentemente conquistou três prêmios no Rio Web Festival com a série Sbornia em Revista.
Quando: 16 de outubro (quinta-feira), às 20h
Onde: Teatro Glauce Rocha – UFMS
Ingressos: R$ 120 (inteira) | R$ 60 (meia)
Vendas online: Blueticket
Classificação: Livre
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.