ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Festival América do Sul começa hoje em Corumbá; confira as atrações

Elverson Cardozo | 01/05/2013 07:01
Festival começa amanhã e termina no domingo. (Foto: Arquivo/João Garrigó)
Festival começa amanhã e termina no domingo. (Foto: Arquivo/João Garrigó)

Começa nesta quarta-feira (1) a 10ª edição do FAS (Festival América do Sul) em Corumbá, município distante 419 quilômetros de Campo Grande. Este ano a homenagem será ao Rio Paraguai, suas histórias e personagens. A festa, considerada a maior de cultura latina do continente, segue até domingo (5).

Na lista de atrações há dança, teatro, artes plásticas, cinema, literatura e shows com artistas regionais e de renome nacional, como Ana Carolina, os grupos Cidade Negra, Bando do Velho Jack e os sambistas brasileiros Neguinho da Beija-Flor, Noca da Portela e Adilson Bispo.

A cerimônia de abertura será às 19h, no palco das Américas, onde haverá entrega de homenagens e uma queima de fogos. O primeiro show do festival será de um dos homenageados, o sanfoneiro oficial da Festa do Divino de Albuquerque, Wilson de Albuquerque, que mora na Cidade Branca há 37 anos.

Na mesma noite sobe ao palco o músico e compositor Geraldo Espíndola. A última atração musical  será às 22h, com show “Bambas dos Samba”, com três sambistas brasileiros.

Antes, às 20h, será aberta a feira dos países, na Praça Generoso Ponce. A mostra inclui artesanatos da Bolívia, Paraguai, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Uruguai e Argentina.

No Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel López, será aberta duas exposições. A primeira – “Entripóvus” – sobre a dinâmica dos povos latino-americanos e a segunda - ''Oratórios: A espiritualidade na América Latina'' – sobre ícones representativos nas inspirações dessa cultura.

Registros do fotógrafo jornalista sul-mato-grossense Marco Miatelo também estarão expostos. Ele selecionou fotos que retratam hábitos, costumes paisagens e as belezas naturais de cinco países sul-americanos.

A literatura aparece no segundo dia, com sarau e lançamento de livros. O cinema também da às caras, com uma mostra curtas, longas e documentários. A noite começa come teatro de rua e termina com shows musicais, do Bando do Velho Jack, Abuela Coca e Cidade Negra.

As reuniões, os bate-papos e as oficinas começam no dia 3. O cinema reaparece com algumas mostras de países vizinhos. Também é o dia do circo e da dança. No Palco das Américas, à noite, a partir das 20h, começam o show. Jerry Espíndola abre a festa. Na sequência se apresentam Jorge Drexler, Grupo Sampri e Jorge Aragão.

No sábado (4), penúltimo dia, a partir das 20h, o violonista Marcelo Fernandes se apresenta, seguido do grupo Violetango – banda argentina formada em 2004 – e do musico e instrumentista Davi Moraes, que se apresentou na primeira edição do Rock in Rio. Ana Carolina fecha a noite.

No último dia o destaque vai para o mágico Rick Thiabu, que levará à Praça Generoso Ponce a “Tenda das Adivinhações”, às 19h. Trata-se de um espetáculo inédito de mentalismo, com efeitos impactantes, leituras de pensamentos e previsões interativas.

Antes dele, às 18h, a Companhia Juvenil Moinho Cultural se apresenta no Palco Pantanal. O grupo é formado por 360 crianças e adolescentes dos municípios de Corumbá, Ladário e das cidades bolivianas de Puerto Suarez e Puerto Quijarro. O espetáculo, batizado de “O lado de dentro”, vai homenagear o compositor e músico Geraldo Espíndola.

O último show do festival será do “Bloco Brasil”, grupo que tem em seu repertório ritmos brasileiros e internacionais e usa, em suas apresentações, instrumentos tradicionais de escolas de samba.

Para consultar a programação completa e ter acesso a outras informações do festival, clique aqui.

Assista ao vídeo de divulgação:

Nos siga no Google Notícias