ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Diversão

Festival da Carne estreia com pratos típicos, carne pantaneira e shows

Segunda edição do evento traz 10 estações com carnes defumadas, na parrilha, grelhadas e no varal

Jéssica Fernandes | 06/08/2022 08:52
Costela fogo de chão é uma das estações do festival. (Foto: Alex Machado)
Costela fogo de chão é uma das estações do festival. (Foto: Alex Machado)

Churrasco, pratos típicos da gastronomia sul-mato-grossense, cerveja e música regional. Foi desse jeito que começou a segunda edição do Festival da Carne MS na noite de ontem (06), no Armazém Cultural. O evento, que tem entrada gratuita, segue neste sábado, das 11h às 22h, no mesmo endereço.

Realizado pela Fest Food’n Fun, o festival conta com 10 estações gourmets onde o público pode experimentar de tudo. O menu é variado e repleto de pratos, como linguiça pantaneira com pão de alho; assados de tiras com vinagrete de abacaxi; porchetta com coleslaw e ancho de batata defumada ao molho de erva.

Idealizador do Festival da Carne, Henrique Corrêa, de 49 anos, explica o objetivo do evento. “O foco é a gastronomia. A gente busca essa regionalidade e destacar isso”, afirma. Representante da Fest Food’n Fun, ele destaca que a programação é para todos aproveitarem. “Aqui você tem um formato acessível e democrático. A entrada é gratuita, a pessoa pode vir e participar da festa”, diz.

Henrique Corrêa fala sobre a segunda edição da festa. (Foto: Alex Machado)
Henrique Corrêa fala sobre a segunda edição da festa. (Foto: Alex Machado)

O festival também traz a carne produzida no Estado como destaque principal. Parceiro do evento, o presidente da ABPO (Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável), Eduardo Cruzetta  comenta a importância de valorizar a produção do Estado. "Trouxemos a proposta de incluir o produto pantaneiro dentro do cardápio brasileiro. Isso é para o consumidor, seja através de um selo, ter essa referência que garante a origem da carne pantaneira”, frisa.

Para o público ter esse contato com a carne sul-mato-grossense, Eduardo conta que a estação da ABPO irá trazer refeições típicas. “Todos os dias terão pratos da culinária pantaneira que são rápidos, fáceis, do dia a dia e muitos saborosos que fazem o pantaneiro ganhar vários admiradores”, afirma.

No evento, os visitantes têm a oportunidade de descobrir as diferentes formas de fazer um bom churrasco, seja em cortes defumados, grelhados, na parrilla, assados no varal ou fogo de chão. Além disso, o pessoal pode conferir de perto o trabalho dos chefs e assadores renomados que estão espalhados nas 10 estações.

Chef preparou macarrão de comitiva para o público. (Foto: Alex Machado)
Chef preparou macarrão de comitiva para o público. (Foto: Alex Machado)

Entre os chefs está Paulo Machado, de 42 anos. Ontem (05), ele preparou na estação de carne pantaneira o tradicional macarrão de comitiva. Paulo fala sobre a simplicidade da refeição que conquista todos que experimentam. “As pessoas que provam os pratos pantaneiros ficam surpresas. São pratos tão saborosos feitos de elementos que encontramos em vários locais. O jeito da gente fazer é muito nosso, então as pessoas querem aprender a fazer a comida pantaneira e continuar consumindo”, diz.

Edson Lopes da Silva, de 48 anos, veio de Miranda para prestigiar o evento e mostrar aos campo-grandenses a cultura do interior de Mato Grosso do Sul. Ele expressa a alegria que tem em ser um homem pantaneiro. “Como pantaneiro nascido e criado no Pantanal é um orgulho estar aqui mostrando a tradição nossa e mostrando a cozinha de comitiva”, declara.

Já o assador Thiago Duenha, de 31 anos, estava preparando na parrilha o ancho com batatas da estação do Alemão BBQ. Ele relata como o churrasco é capaz de unir as pessoas e a expectativa em servir algo que agrade. “O churrasco é algo que vai além, porque é onde a gente faz muito amigo. A gente tá levando algo que gostamos para pessoas que, muitas vezes, não conhecem. A expectativa é que elas gostem da nossa carne e que seja diferente do que elas costumam comer”, expressa.

Edson veio de Miranda para mostrar a cultura do homem pantaneiro. (Foto: Alex Machado)
Edson veio de Miranda para mostrar a cultura do homem pantaneiro. (Foto: Alex Machado)

Mostrando que existem várias formas de preparar uma carne, o pit master Ney Coelho, de 43 anos, levou Charlote para o festival. O equipamento de defumação, segundo ele, ainda é novidade no País. “O pit smoker é uma churrasqueira americana que está chegando agora no Brasil. Ele é para um churrasco de defumação”, explica.

Na estação, Ney estava preparando wagyu e brisket. Ele relata o processo de produção do prato. “Eu tô fazendo o peito bovino que é a parte mais dura do boi, então o nosso desafio é deixar o mais macio possível e suculento. Pra isso acontecer defumei ele durante cinco horas, depois embalei, então são dez horas de preparação”, ressalta.

Ney Coelho prepara wagyu e brisket na pit smoker. (Foto: Alex Machado)
Ney Coelho prepara wagyu e brisket na pit smoker. (Foto: Alex Machado)

Prestigiando pela segunda vez o festival, Daiane Fernandes, 27 anos, foi com os amigos conferir a abertura. Ela comenta que acha interessante o foco na gastronomia e bebidas. “O que é mais interessante é o que ele traz de diferente na gastronomia. Acho muito interessante o diferencial de trazer os vinhos para a operação. Traz algo cultural para a nossa cidade, o Estado”, pontua.

Programação - O Festival da Carne MS continua neste sábado, das 11h às 22h com apresentação de Vai quem qué e Muchileiros. Domingo é o último dia da festa que começa 11h e segue até às 17h. O Grupo Tradição e Filho dos Livre animam a festa.

O evento acontece no Armazém Cultural, na Avenida Calógeras, 3065. A entrada é gratuita.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias