ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Nem o ChatGPT supera a cultura do "tudo fecha" em Campo Grande

Ao ser questionada sobre bares e baladas, inteligência artificial sugeriu espaços fechados há quase dez anos

Por Aletheya Alves | 11/06/2024 06:40
Wood's funcionava na Avenida Afonso Pena. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Wood's funcionava na Avenida Afonso Pena. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Quando um bar, balada ou restaurante fecha em Campo Grande, a reação geralmente é de tristeza unida com a sensação de “já sabia que isso iria acontecer”. E a cultura do tudo fecha na cidade é tão forte que chega a ser irônico quando nem mesmo ferramenta de inteligência artificial consegue acompanhar o movimento e indica espaços que já fecharam há anos.

Isso tudo porque a capital sul-mato-grossense costuma ter um “boom” no público e, aos poucos, a maioria dos espaços não seguem essa tendência. É claro que há quem resista, mas grandes nomes já encerraram os trabalhos após um bom período de sucesso.

Exemplo é a antiga Wood’s, balada sertaneja, que fechou em 2015 e, mesmo assim, entrou na lista de sugestões de bares e baladas do ChatGPT solicitada pelo Lado B. Há quem possa questionar se isso não é um problema de atualização da ferramenta, mas não é já que o banco de dados é de janeiro de 2022.

A Wood’s, para quem não chegou a conhecer, funcionava nos altos da Avenida Afonso Pena. Na época do encerramento, um dos sócios do espaço, Marcos Derzi, relatou em reportagem que o espaço já estava indo mal há um ano.

Ao todo, ela permaneceu aberta durante um ano e 7 meses com lotação e filas para entrar. Mas, apesar da empolgação inicial do público, a lógica não compensou os investimentos iniciais.

Na lista de sugestões do chat, outros “falecidos” que aparecem são o Bar Fly, Hangar Music Pub, Sis Lounge Bar e Barbaquá. E além de sugerir espaços que já deixaram de existir, o ChatGPT ainda inventou grande parte da lista.

Quando questionamos sobre uma série de locais que nunca estiveram por aqui, a resposta foi de que a ferramenta havia utilizado informações regionais sobre espaços que poderiam existir e criou nomes como Choperia Espetaria, Buddha Bar e Soho Pub e Beer.

Antigo SIS Lounge Bar, em registro de 2013. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Antigo SIS Lounge Bar, em registro de 2013. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Mas, voltando para a história de quem precisou fechar as portas, o Bar Fly encerrou as atividades em 2019, após quase 20 anos de história. O espaço era dedicado ao rock e, quando anunciou a notícia, a proprietária Fátima Menas Kalil argumentou que não conseguia mais levantar a reputação do local.

Também dedicado ao rock, o Hangar funcionou por quatro anos e realizou mais de 50 shows como ForFun, Ratos de Porão, Tico Santa Cruz, Onze:20 e A banda mais bonita da cidade, além de Marcelo Jeneci.

Na época, os sócios relataram que tinham outras ocupações e que seguiram com seus projetos. Diferente do Bar Fly, a justificativa não envolveu um desgaste do espaço.

Já o SIS Lounge Bar era um espaço dedicado à comunidade LGBTQIAP+ da cidade e seus últimos anúncios de festas foram no início do ano de 2017. Por lá, havia um espaço interno e outro externo disponível ao público.

A boate havia sido aberta em 2009 e, em 2013, foi vendida mas voltou a funcionar sob nova direção. Até que quatro anos depois o encerramento voltou a ser pauta.

E, para completar a lista, o ChatGPT também lembrou do Barbaquá, um botequim que funcionou por mais de dez anos na noite campo-grandense. Com forte programação cultural, o Sarau do Zé Geral já foi sediado pelo espaço que divulgou suas ações até 2016.

Confira abaixo as listas geradas pela ferramenta:

Em um primeiro teste, resultados mostraram vários locais que não existem. (Foto: Reprodução/ChatGPT)
Em um primeiro teste, resultados mostraram vários locais que não existem. (Foto: Reprodução/ChatGPT)
Relação é composta por diversos empreendimentos já encerrados. (Foto: Reprodução/ChatGPT)
Relação é composta por diversos empreendimentos já encerrados. (Foto: Reprodução/ChatGPT)


Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias